Sueli Costa, compositora brasileira, morre aos 79 anos

Sueli Costa (Reprodução/Instagram)
Sueli Costa (Reprodução/Instagram)

Sueli Correa Costa, grande compositora brasileira, morreu na sexta-feira (3). A cantora escreveu diversas canções famosas como “20 anos blues“, eternizada pela diva Elis Regina. A informação da morte foi confirmada por familiares da artista e o velório acontece no domingo (5), às 11h, no cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

“Minha rainha, meu amor, minha tia e madrinha, foi descansar”, publicou Fernanda Cunha, sobrinha de Sueli, sem divulgar qual foi a causa da morte da compositora. O talento de ser compositora e cantora já nasceu com a artista em 1943, que era filha de pianista. Assim, começou a brincar com as cordas do violão logo na adolescência. “Balãozinho”, primeira música composta por ela foi escrita aos 18 anos no melhor do estilo bossa-nova.

O sucesso profissional foi alcançado em 1960. Na época, a artista era estudante de Direito em Minas Gerais. Sueli compôs e cantou as canções da peça “Cancioneiro de Lampião“, encenada pelo Grupo Divulgação, em 1967. Em 1969, se mudou para o Rio de Janeiro e consagrou-se como a compositora que foi.

A parceria e amizade com a cantora Nara Leão influenciou ainda mais a carreira de Sueli, que escreveu músicas para Cauby Peixoto, Zizi Possi, Gal Costa, Wanderléa e Ney Matogrosso, além de diversos outros nomes da música brasileira. Com 60 anos de carreira, como cantora a artista lançou seis álbuns: Sueli Costa, Vida de artista, Louça fina, Íntimo, Minha arte e seu último álbum foi uma regravação com seus sucessos, feito em 2018.

Homenagens à Sueli Costa

“Acordar sem você no Brasil é dor lancinante. Foi com “Coração Ateu […] Compositora decisiva nos destinos de Maria Bethânia, Simone e Nana Caymmi, você sempre foi arredia a consagrações, preferindo o quase anonimato pelas ruas e uma discografia estupenda como intérprete apenas para conscientes da sua importância.” que meu coração singrou pela primeira vez o mar das tuas melodias“, publicou DJ Zé Pedro, amigo da compositora.

Salve, Sueli, salve a Música Brasileira, que ganhou tanto com sua presença! Que video lindo, José“, admirou Zélia Duncan na publicação do artista. “Minha grande amiga“, lamentou Fafá de Belém. “Sueli Costa, uma das maiores compositoras do Brasil nos deixou hoje, porém suas músicas estarão sempre entre nós“, se despediu Alaíde Costa.