Spotify anuncia projeto de aceleração para podcasters

O Spotify anunciou mais uma novidade. A plataforma lançou o “Spotify Podcast Academy“. A ferramenta serve para aceleração de criadores que já produzem um podcast para elevar o nível.

A proposta da novidade é fazer com que o criador consiga construir um público maior e uma audiência mais engajada.

Spotify
Spotify revelou novidade em sua plataforma (Imagem: Reprodução)

“Estamos orgulhosos em lançar o Spotify Podcast Academy para dar mais apoio à comunidade de podcasters no Brasil. É uma oportunidade única para os criadores que não possuem ferramentas para implementar estratégias claras de desenvolvimento de programas e públicos possam ter acesso aos recursos de produção de alta qualidade do Spotify”, Javier Piñol, diretor do Spotify Studios na América Latina e US Latin.

É a plataforma quem vai convidar os criadores de conteúdo para participar do projeto. Para isso, eles vão utilizar dos dados de audiência e performance dos podcasts.

“Se não fosse pelo Spotify Podcast Academy, a gente demoraria muito tempo pra chegar aonde está hoje, com a nossa base de fãs. No momento em que fazemos parte dessa comunidade do Spotify, a gente cria um lastro. Nós ganhamos mais reputação e autoridade desde que entramos no programa”, afirma Gui Neves, apresentador do podcast Biscoito.

Ao participar do projeto, todos os programas de podcast passam a ser exclusivos do Spotify. Além disso, os responsáveis por trás dos programa vão fazer parte da comunidade de podcast, podendo trocar experiências e lições.

Entre os que já estão participando do Spotify Podcast Academy, estão: Biscoito, Diário de um Jovem Moderno, Estamos Bem?, Indo e Voltando, Mundo Freak Confidencial, Para dar nome às coisas, PeeWeeCast, Podcat, Respondendo em Voz Alta e Santíssima Trindade das Perucas.

Vale lembrar que a plataforma de streaming anunciou o lançamento de um recurso onde será possível adicionar músicas recomendadas diretamente às playlists criadas pelo próprio usuário.

Denominada de “Enhance”, no inglês, e “Aprimorar”, no português, a ferramenta usará o algoritmo da plataforma para selecionar as faixas de acordo com o estilo musical das listas de reprodução.

Antes do novo recurso, as canções recomendadas pelo sistema ficam em uma playlist à parte. Um dos objetivos do Spotify com essa nova ferramenta, é facilitar a criação de playlists e a descoberta de novas músicas e artistas.

A ferramenta “Aprimorar” estará disponível apenas para usuários do Spotify Premium neste primeiro momento. Ainda não se sabe se ela poderá ser utilizada pelos usuários free.

A plataforma de streaming ainda deixa à disposição do usuário aceitar ou não usar a ferramenta. O “Aprimorar”, poderá ser ativado ou desativado a qualquer momento pelo aplicativo, seja no celular Android ou iOS.

A função ainda não está disponível. Chegará no próximo mês para todos os usuários premium do Brasil e de outros 39 países.