SpaceX leva a primeira mulher astronauta da Arábia Saudita ao espaço

Rayyanah Barnawi
Rayyanah Barnawi é pesquisadora de células-tronco (Foto: Axiom Space/Divulgação)

SpaceX leva a primeira mulher astronauta da Arábia Saudita ao espaço

A SpaceX lançou a primeira astronauta saudita ao espaço em uma missão privada para a Estação Espacial Internacional. Rayyanah Barnawi, pesquisadora de células-tronco, tornou-se a primeira mulher do reino a ir ao espaço e, junto com o piloto de caça Ali al-Qarni, será a primeira saudita a visitar a estação espacial.

Decolando do Centro Espacial Kennedy no domingo (21), a tripulação também incluía um empresário americano e um astronauta aposentado da NASA que agora trabalha para a Spacex, que organizou a viagem. O voo multimilionário é o segundo voo privado para a estação espacial organizado pela empresa Axiom Space.

No ano passado, eles enviaram três empresários para lá, com outro astronauta aposentado da NASA. Eventualmente, a empresa planeja adicionar seus próprios quartos à ISS, antes de formar um posto avançado autônomo para aluguel. A Axiom não quis revelar quanto custam as passagens para os passageiros para a missão planejada de 10 dias, mas a empresa já havia citado um preço de passagem de US$ 55 milhões (R$ 274 milhões) cada.

Momento histórico para a Arábia Saudita

Barnawi e al-Qarni, cujos bilhetes foram patrocinados pelo governo da Arábia Saudita, são os primeiros sauditas a viajar em um foguete desde que um príncipe saudita foi lançado a bordo do ônibus espacial Discovery em 1985.

Envolver uma mulher saudita em uma missão espacial é o mais recente movimento do reino do Golfo, rico em petróleo, onde as mulheres ganharam o direito de dirigir apenas alguns anos atrás, para renovar sua imagem ultraconservadora. Eles estabeleceram a Comissão Espacial Saudita em 2018 e lançou um programa no ano passado para enviar astronautas ao espaço.

Mensagem do espaço sideral

Olá do espaço sideral! É incrível ver a Terra a partir desta cápsula“, disse Barnawi depois de entrar em órbita. Al-Qarni acrescentou: “Ao olhar para o espaço, não posso deixar de pensar que este é apenas o começo de uma grande jornada para todos nós”.

De acordo coma empresa, os convidados têm acesso à maior parte da estação enquanto realizam experimentos, fotografam a Terra e, de lá, conversam com crianças em idade escolar, fazendo algumas demonstrações e tirando dúvidas.