Santos começa a temporada com péssimos números

Odair Hellmann com a camisa do Santos
Odair Hellmann com a camisa do Santos (Foto: Jhony Inácio/ Santos FC)

Mesmo com treinador novo e alguns investimentos, Peixe começou 2023 com o pé esquerdo. Santos é um dos maiores times do país e tem uma torcida extremamente apaixonada, sua história mostra conquistas gigantes como três títulos da Libertadores e dois Mundiais de Clubes, sem contar que foi no Peixe, que Rei Pelé fez (muita) história no século passado.

Para a temporada de 2023, o time fez algumas contratações, Mendoza (colombiano que atuou pelo Ceará em 2022), Messias (zagueiro ex-Ceará), Dodi (meia brasileiro que estava no futebol japonês, e o principal reforço: o treinador Odair Hellmann. O novo treinador do Santos tem passagens por Internacional e Fluminense. No fim de 2022, foi anunciado pelo Peixe, que recebeu bons elogios na época, por se tratar de um profissional qualificado para o cargo. 

A expectativa para o ano de 2023 era de começar bem o Paulistão, tendo em vista que, no papel, o elenco santista era qualificado. O grande problema começou quando a bola começou a rolar na temporada, já estamos indo para a 9° rodada e o time simplesmente ainda não se achou.

Números em 2023

Até o momento, o Peixe soma duas vitórias, três empates e três derrotas no ano, com sete gols marcados e 11 gols sofridos, na média, o time sofre um gol por jogo. Mas até aqui, os números são superficiais, a situação piora bastante ao acompanhar outras estatísticas do time no ano.

Dos 11 gols sofridos em oito jogos pelo Santos até o momento no ano, seis foram nos primeiros 30 minutos de bola rolando

▸Um gol sofrido pelo Mirassol aos 27′ minutos

▸Um gol sofrido pelo Guarani aos 6′ minutos

▸Um gol sofrido pelo São Bernardo aos 8′ minutos

▸Um gol sofrido pelo Palmeiras aos 22′ minutos

▸Dois gols sofridos pelo São Paulo aos 16′ e 24′ minutos

Na última partida, na derrota por 3×1 para o São Paulo, o Santos fez uma das suas piores atuações no ano. Além dos dois gols sofridos antes dos primeiros 30 minutos, o Peixe terminou o jogo com dois jogadores a menos. Mas o mais assustador nem foi terminar o jogo com dois expulsos, e sim o número de passes completos da partida: O São Paulo terminou o jogo com 507 passes certos e o Santos com apenas 56! Para se ter uma comparação, Jhegson Méndez e Beraldo, ambos jogadores do Tricolor Paulista, terminaram o clássico com mais passes certos do que todo o time do Santos no jogo.

Coletivamente, os números da equipe também impressionam, mas pelo lado negativo. De acordo com o site de estatísticas Footstats, entre todas as equipes que estão na disputa do Paulistão, o Santos é:

  • A equipe com menos finalizações certas (24)
  • A terceira equipe com mais desarmes sofridos (média de 14 por jogo)
  • 4° pior ataque (7 gols marcados)
  • 3° pior defesa (11 gols sofridos)

 

PROBLEMAS FORA DE CAMPO

O Santos é conhecido por ter uma base muito forte, grandes nomes como o Rei Pelé e Neymar surgiram no time da baixada paulista, mais recentemente, Gabigol, hoje no Flamengo e Rodrygo, hoje no Real Madrid, foram outros nomes que foram revelados pelo clube. Diante de toda a fama da base, a expectativa é que sempre surgirá um novo jogador extremamente talentoso. No elenco atual, a bola da vez é Ângelo, mas existe um problema.

Ângelo, foi um dos maiores destaques do Santos no Brasileirão de 2022. Atualmente com apenas 18 anos, o jovem já soma mais de 100 partidas com a camisa do Peixe, mas não está tendo um bom começo de temporada (assim como todo o elenco), mas por ter sido revelado na equipe, existe uma pressão extra nos ombros do jovem.

Após o final da partida contra o Água Santa, na qual o Peixe empatou dentro de casa, os torcedores santistas presentes na Vila Belmiro reclamaram com Ângelo, que rebateu e discutiu com os fãs do próprio time. Posteriormente, o caso acabou gerando uma confusão externa, onde alguns torcedores até chegaram a pedir para que o jovem deixasse o clube. Apesar das críticas, na mesma semana Ângelo pediu desculpas pela confusão com torcedores: “Eu queria aqui perante a toda a imprensa e todo o Brasil pedir desculpa à torcida do Santos, principalmente às organizadas, a Jovem e a Sangue. Sei do meu erro, isso não se faz. Foi um acúmulo de coisas, pelo acontecido com meu avô, mas nada justifica o meu erro. Queria deixar claro que foi direcionado a um torcedor só”.

Além do problema com Ângelo, um outro jogador gerou revolta na torcida. Em meio aos péssimos resultados e buscando soluções, a diretoria do Santos contratou o meia Lucas Lima, que estava sem clube após deixar o Fortaleza.

Lucas Lima já tem uma história com a camisa do Santos, mas o final não foi muito bom. Em sua primeira passagem pelo Peixe, Lucas Lima virou um dos destaques do time, mas provocou a ira da torcida quando foi transferido para o Palmeiras, um dos maiores rivais do alvinegro praiano.

Com a camisa do Palmeiras, Lucas Lima deu entrevistas onde provocava o ex-time, desde então, o meia acabou virando um rosto não muito agradável para os torcedores do Santos.

Apesar do contexto, o meia acabou retornando para o Santos em um contrato de produtividade, ou seja, ele vai jogar apenas o restante do Paulistão, caso vá bem e ajude o time, Lucas Lima terá um novo contrato com o Peixe.

Em entrevista coletiva, o treinador Odair Hellmann tentou acalmar os ânimos diante do caso Lucas Lima: “Tive uma conversa com ele, disse que é um bom jogador, que teve uma ótima passagem no Santos. Tudo pode ser resolvido dentro do campo. Que ele venha com o coração aberto. Que ele entregue o melhor dele dentro do campo. Não sei se está dividido essa situação da vinda dele. Mas que ele possa reverter essa divisão no único lugar que pode reverter. Ele está disposto a vir, a nos ajudar. Tenho certeza que vamos conseguir juntos” – disse o treinador.