Rock in Rio 2022: saiba quais serão as opções de acessibilidade para PCDs

O Rock in Rio 2022 começa na próxima sexta-feira (2). De acordo com a organização do festival, mais de 700 mil pessoas de todo o mundo devem passar pela Cidade do Rock durante todos os dias de evento. Entre elas, muitas pessoas com deficiência (PCDs), por isso, foi preparada toda uma estrutura para receber a todas e atende-las nas suas diferentes necessidades de acessibilidade.

Rock in Rio 2022 PCDs
Rock in Rio 2022: Saiba quais serão as opções de acessibilidade para PCDs. (Foto: Divulgação)

Já na entrada do local, no Parque Olímpico, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o público poderá encontrar a Central PCD. Lá será feito um cadastro da pessoa com deficiência e ela irá receber uma pulseira e, caso precise de acompanhante, ele também receberá alguém para auxilia-lo.

Essa pulseira garante a entrada na área PCD e identificação em filas caso seja necessário auxílio. O acompanhante da pessoa com deficiência terá acesso aos mesmos benefícios, segundo a Lei 14.364. O atendimento também será feito a Gestantes, Lactantes, Obesos, Idosos e pessoas com mobilidades reduzidas.

Será necessário que a pessoa apresente um laudo médico ou comprovante da deficiência, junto a um documento oficial e um termo de responsabilidade pelo cliente
ou responsáveis caso se trate de um menor de idade.

No centro de serviços PCDs, também será possível ter acesso a oficina, ponto de empréstimo de kit livre, que facilita a mobilidade de quem tem dificuldade de locomoção, e empréstimo de cadeira de rodas.

Nos Palcos Mundo, Sunset e no New Dance Order, serão disponibilizadas três plataformas serão exclusivamente para usuários de cadeiras de rodas. Ela permitirão uma melhor visibilidade dos shows. Também será permitido o acesso do acompanhante.

Para o público com deficiência auditiva, foi desenvolvida a plataforma a plataforma “Sinta o Som”. Ela estará próxima ao Palco Mundo e trará a vibração das caixas de som, para que a música seja sentida em suas diversas formas.

Ainda estarão disponíveis serviços com Local reservado para suporte a cão guia, equipe de apoio dedicada a suporte a área de acessibilidade, suporte para acessos aos brinquedos e área para recarga de baterias de cadeira de rodas motorizadas.

A famosa Roda Gigante do Rock in Rio terá uma cabine acessível para cadeira de rodas. A Tirolesa terá uma cadeira escaladora automática, na qual as pessoas com mobilidade física reduzida poderão subir a torre e saltar.

No centro de serviços deverá ser feito o agendamento prioritário para o acesso aos brinquedos. Através de um voucher com o horário marcado, o público PCD poderá acessar os brinquedos sem enfrentar filas, e contar com suporte da
equipe de apoio. Os vouchers serão limitados de acordo com a disponibilidade de atendimento dos brinquedos.

Dentro da Cidade do Rock também haverá mapas táteis posicionados em lugares
estratégicos e com legendas em braille, além de pisos táteis para deficientes visuais. Através dos Apps Veever e Rock in Rio, será disponibilizado um serviço de microlocalização para onde as pessoas com deficiência visual serão guiadas por voz.

Caso haja dificuldade para baixar e utilizar os apps, a equipe de apoio, no centro de serviços de acessibilidade, poderá fornecer o auxílio.