RJ: Moradores de Santa Cruz adotam meio inusitado para retornar

rj-moradores-de-santa-cruz-adotam-meio-inusitado-para-retornar
Moradores de Santa Cruz inovam ao buscar meios alternativos de transporte em meio ao caos.(Foto: Reprodução/Internet)

Em resposta à morte de um miliciano na Zona Oeste do Rio de Janeiro, bandidos retaliaram incendiando mais de 30 ônibus e interditando várias vias nesta segunda-feira, 23. Diante desse cenário, muitos passageiros se encontraram impossibilitados de retornar às suas casas. Contudo, um vídeo que circula nas redes sociais revela uma solução improvisada: vários deles optaram por viajar em um caminhão-cegonha. Ao visualizar as imagens, notamos claramente que mais de 20 pessoas se acomodam na carroceria do veículo, se segurando da melhor maneira possível.

Conforme informações do governo do Rio, a Avenida Brasil, a Estr. da Matriz, entre outras importantes vias, permanecerão interditadas por tempo indeterminado.

Caos

Esse caos emergiu depois que o miliciano Matheus da Silva Rezende, de 24 anos, apelidado como ‘Faustão’ ou ‘Teteus’, foi morto em um embate com a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), localizada em Santa Cruz. Em retaliação, criminosos incendiaram não apenas 35 ônibus, mas também veículos particulares e até mesmo um trem.

O governador Cláudio Castro (PL) pronunciou-se sobre o caso, afirmando: “Prendemos 12 criminosos que ateavam fogo em ônibus e esses criminosos estão presos por ações terroristas e serão encaminhados para presídios federais. As forças de segurança estão unidas e ativas […] Não daremos um passo para trás, o Estado não será tomado pelos criminosos”.

Atualmente, a cidade permanece em alerta e, infelizmente, ainda não há uma previsão concreta para a normalização dos serviços de transporte público.

podemos citar:

Entretanto, há uma luz no fim do túnel. Segundo o Centro de Operações do Rio, através do Twitter, algumas vias foram reabertas. Dentre elas, podemos citar:

– Av. Brasil, na altura de Paciência, sentido Itaguaí;
– Estação BRT Santa Veridiana, em Santa Cruz;
– Largo do Tanque;
– Estr. Benvindo de Novaes, no Recreio, sentido Estr. dos Bandeirantes;
– Estr. da Matriz, na altura do Quartel da CBMERJ, em Guaratiba;
– E várias outras que foram progressivamente sendo liberadas após os incêndios em ônibus.

Por fim, é crucial destacar a resiliência dos cariocas frente a este evento e a rápida resposta das autoridades, buscando retomar a normalidade na cidade.

Veja: