Revelado onde será a final da Libertadores 2023

Local da final da próxima Libertadores é revelado
Local da final da próxima Libertadores é revelado (Foto: Reprodução)

A Copa Libertadores da América já está em andamento, atualmente, a competição está na terceira fase preliminar, uma antes da fase de grupos, quando todas as equipes realmente começam a jogar na competição.

Na noite desta quarta-feira (8), a CONMEBOL, entidade máxima do futebol na América do Sul, revelou que o palco da grande final de 2023 será o Maracanã. A escolha foi anunciada diretamente por Alejandro Domínguez, presidente da CONMEBOL.

Outros estádios como o Atanasio Girardot, em Medellín e o Metropolitano Roberto Melendez, em Barranquilla (ambos na Colômbia), além de Morumbi e Beira-Rio foram possíveis candidatos para sediarem a final da competição continental, mas no fim, o escolhido foi o estádio mais tradicional do futebol brasileiro.

O motivo de escolher o Maracanã

Alguns fatores foram determinantes na escolha de um estádio localizado no Brasil para sediar a final deste ano, entre eles, é o fato de times brasileiros dominarem a competição nas últimas temporadas. Desde 2020, nenhum time de outro país chegou na decisão.

  • 2020: Final entre Santos e Palmeiras
  • 2021: Final entre Palmeiras e Flamengo
  • 2022: Final entre Flamengo e Athletico Paranaense

Com a soberania brasileira e a ascensão de outros clubes nacionais nos últimos anos, a expectativa é de que o Brasil tenha representantes, mais uma vez, na final da Libertadores de 2023.

Outro ponto crucial é sobre a localização do estádio. Em 2022, Flamengo e Athletico Paranaense disputaram a final da Libertadores em Guayaquil (Equador) e houve um enorme problema no deslocamento dos torcedores. Muitos não conseguiram ir para o estádio que não teve casa cheia. Ao todo, foram 38 mil torcedores, número abaixo da expectativa para o confronto.

Além do problema de deslocamento para o estádio, a cidade de Guayaquil estava passando por um momento intenso de violência na época.

Sendo assim, a final da Libertadores volta ao estádio mais popular do Rio de Janeiro, que também sediou a final de 2020, quando o Palmeiras bateu o Santos por 1×0.

Para a disputa da Libertadores de 2023, o Brasil tem 8 representantes:

  • Flamengo (Fase de Grupos)
  • Internacional (Fase de Grupos)
  • Palmeiras (Fase de Grupos)
  • Corinthians (Fase de Grupos)
  • Fluminense (Fase de Grupos)
  • Athletico Paranaense (Fase de Grupos)
  • Atlético Mineiro (Fase 2)
  • Fortaleza (Fase 2)

A “Fase 2” de Atlético Mineiro e Fortaleza é a famosa “pré-Libertadores”, fase que já está em andamento. Atualmente, as duas equipes já estão em busca de uma vaga na fase de grupos da competição mais famosa da América do Sul.

A fase de grupos da Libertadores começa no dia 5 de Abril, antes disso, no dia 27 de Março, teremos o sorteio que vai definir os oito grupos da competição. A final (que será em jogo único) no Maracanã está prevista para o dia 11 de Novembro (sábado).

Além da final da Libertadores, também foi divulgado que a decisão da Sul-Americana será em Montevideo (Uruguai), ainda sem um estádio definido.