Retrospectiva Spotify: O que os brasileiros mais ouviram em 2023?

retrospectiva-spotify:o-que-os-brasileiros-mais-ouviram-em-2023
Retrospectiva Spotify: O que os brasileiros mais ouviram em 2023?. (Foto: Reprodução/Internet)

A Retrospectiva de 2023 do Spotify, lançada nesta quarta-feira (29/11), trouxe dados interessantes sobre as preferências musicais dos brasileiros. O gênero sertanejo foi o mais consumido, com MC Ryan SP, representando o funk paulista, sendo a única exceção no top cinco dos artistas mais ouvidos.

Alok e Anitta se destacaram como os artistas brasileiros mais escutados no exterior. No Brasil, a artista mais ouvida foi Ana Castela, seguida por nomes como Henrique & Juliano e Marília Mendonça.

As músicas mais ouvidas também refletiram a predominância do sertanejo, com destaque para “Nosso Quadro”, de Ana Castela, e “Bombonzinho”, parceria dela com Israel & Rodolffo. Além disso, o álbum “Let’s Bora, Vol. 2”, de Israel & Rodolffo, figurou como o segundo mais ouvido no país, enquanto “Escolhas, Vol. 2”, de Zé Neto & Cristiano, ocupou a primeira posição.

Lista da retrospectiva do Spotify de 2023

Artistas mais escutados no Brasil

  • Ana Castela
  • Henrique & Juliano
  • MC Ryan SP
  • Marília Mendonça
  • Jorge & Mateus

Músicas mais escutadas no Brasil

  • “Nosso Quadro”, por Ana Castela
  • “Leão”, por Marília Mendonça
  • “Erro Gostoso”, por Simone Mendes
  • “Bombonzinho”, por Israel & Rodolffo e Ana Castela
  • “Seu Brilho Sumiu”, por Israel & Rodolffo e Mari Fernandez

Álbuns mais escutados no Brasil

  • “Escolhas, Vol. 2”, por Zé Neto & Cristiano
  • “Let’s Bora, Vol. 2”, por Israel & Rodolffo
  • “Dos Prédios Deluxe”, por Veigh
  • “Manifesto Musical”, por Henrique & Juliano
  • “Dos Prédios”, por Veigh

Podcasts mais populares no Brasil

  • Podpah
  • “Mano a Mano”, apresentado por Mano Brown
  • “Café da Manhã”, em parceria com a Folha de S.Paulo
  • Psicologia na Prática”, apresentado por Alana Anijar
  • “Não Inviabilize”, apresentado por Déia Freitas

A retrospectiva também apresentou novidades na experiência personalizada para os usuários, incluindo a análise “Eu em 2023″ e “Meu mundinho musical”, além de mensagens dos artistas mais ouvidos e a possibilidade de combinar músicas favoritas do ano em uma única playlist.