Representatividade na Marvel: Confira os acertos audiovisuais

representatividade-na-marvel-confira-os-acertos-audiovisuais
Representatividade na Marvel: Confira os acertos audiovisuais. (Foto: reprodução/internet)

A diversidade é uma das pautas mais discutidas nos dias de hoje, principalmente na cultura pop, pois as pessoas desejam se relacionar e se identificar com o que é entregue em obras de entretenimento.

Assim, é natural que os fãs da Marvel, uma das maiores produtoras de conteúdo atualmente, reivindiquem mais representatividade, algo que já é recorrente nas HQs e agora é buscado também nas obras audiovisuais.

Apesar de enfrentar tropeços no caminho, o Marvel Studios está buscando ser mais representativo e, nesse sentido, vamos relembrar filmes e séries que foram acertos nesse quesito. Vamos conferir!

representatividade-na-marvel-confira-os-acertos-audiovisuais-ms-marvel
Representatividade na Marvel: Confira os acertos audiovisuais. Ms. Marvel. (Foto: reprodução/internet)

Ms. Marvel

Cultura Mulçumana

Começando pela série “Ms. Marvel”, uma das queridinhas do Universo Cinematográfico da Marvel.

Com seu frescor de uma heroína mais jovem e visual diferenciado, um dos maiores acertos é a representação da cultura muçulmana através da protagonista Kamala Khan, de família paquistanesa.

Seja nos rituais, vestimentas ou costumes, essa característica está fortemente presente na série. Além disso, toda a produção é diversa, com profissionais de diferentes origens.

Não podemos esquecer que toda a produção por trás de “Ms. Marvel” é bem diversa, seja tendo Sana Amanat, sua criadora dos quadrinhos (produtor executiva da atração)

Ou em sua roteirista principal (Bisha K. Ali) e os diretores dos episódios (Meera Menon, Sharmeen Obaid-Chinoy, Adil El Arbi e Bilall Fallah).

Inclusive, Malala, ativista paquistanesa e vencedora do Nobel da Paz, declarou seu amor pela série em carta para a produção:

Não é todo dia que ligo a TV e encontro uma personagem que come as mesmas comidas, escuta a mesma música ou usa as mesmas frases em urdu que eu, que alegria ver a Ms. Marvel refletir a vida de uma família de imigrantes paquistaneses e revelar uma jovem super-heroína cujos poderes se conectam à sua herança. Obrigado, Marvel e Disney+, e o mais importante, Ms. Marvel”.

representatividade-na-marvel-confira-os-acertos-audiovisuais-pantera-negra
Representatividade na Marvel: Confira os acertos audiovisuais. Pantera Negra. (Foto: reprodução/internet)

Pantera Negra

Comunidade Negra Mundial

Outro exemplo citado é “Pantera Negra”, um dos filmes mais bem-sucedidos da Marvel.

Além da magia que atrai os fãs de super-heróis, o filme traz um debate sobre a nação rica e tecnológica de Wakanda, em contraste com a marginalização de pessoas negras em outras partes do mundo.

O elenco e a equipe de produção são predominantemente negros, trazendo autenticidade à narrativa.

representatividade-na-marvel-confira-os-acertos-audiovisuais-shang-chi
Representatividade na Marvel: Confira os acertos audiovisuais. Shang Chi. (Foto: reprodução/internet)

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Cultura Asiática

Em “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”, a cultura asiática é representada de forma poderosa.

O filme conta com elenco e equipe de produção asiáticos, o que agrega autenticidade à história de kung-fu com elementos culturais, costumes e mitologia asiáticos.

representatividade-na-marvel-confira-os-acertos-audiovisuais-protagonismo-feminino
Representatividade na Marvel: Confira os acertos audiovisuais. Protagonismo Feminino. (Foto: reprodução/internet)

Protagonismo Feminino

Quanto ao protagonismo feminino, apesar dos desafios e críticas enfrentados, as heroínas da Marvel têm sido um verdadeiro acerto.

Mesmo com opiniões divididas em relação aos filmes, o público feminino aprecia essas personagens, como Carol Danvers, Natasha Romanoff, Gamora, Nebulosa, Yelena Belova, Valquíria e Hela, além de vilãs.

Há também casos em que as heroínas dividem o protagonismo com personagens masculinos, mas se sobressaem, como a Vespa, a Feiticeira Escarlate e Kate Bishop, muito adoradas pelo público.

Além disso, a Marvel continua trazendo novas heroínas, como Ms. Marvel, Jane Foster como a deusa do trovão e a Mulher-Hulk.

representatividade-na-marvel-confira-os-acertos-audiovisuais-falcao-e-o-soldado-invernal
Representatividade na Marvel: Confira os acertos audiovisuais. Falcão e o Soldado Invernal. (Foto: reprodução/internet)

Falcão e o Soldado Invernal

Comunidade Negra Estadunidense

Em relação à série “Falcão e o Soldado Invernal”, o foco da discussão racial é regionalizado nos Estados Unidos, mostrando a jornada de Sam Wilson para se tornar o novo Capitão América.

Ele precisa lidar com John Walker, escolhido pelo governo para herdar o escudo de Steve Rogers.

Além disso, a figura de Isaiah Bradley é apresentada, trazendo uma história oculta de serviço ao governo americano como Capitão América.

representatividade-na-marvel-confira-os-acertos-audiovisuais-eternos
Representatividade na Marvel: Confira os acertos audiovisuais. Eternos. (Foto: reprodução/internet)

Eternos

Para encerrar, “Eternos” é considerado o maior acerto da Marvel em representatividade. Dirigido por Chloé Zhao, o filme apresenta dez novos personagens únicos e diversos, com características distintas.

Inclusive, marcou o primeiro beijo LGBTQIA+ no Marvel Studios, com Phastos sendo abertamente gay, casado e com um filho.

Assim, a Marvel continua avançando na representatividade em suas obras audiovisuais, trazendo histórias autênticas e inclusivas para seu público.