Repórter da Globo chora ao vivo ao expor racismo: “Muitas situações”

A repórter Indianara Campos chorou ao relatar racismo que sofreu durante o Bom Dia São Paulo, na Globo
A repórter Indianara Campos chorou ao relatar racismo que sofreu durante o Bom Dia São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Repórter da Globo chora ao vivo ao expor racismo: “Muitas situações”

A repórter da Globo Indianara Campos não conseguiu conter a emoção e chorou ao vivo durante o Bom Dia São Paulo desta quarta-feira (24). Ela surgiu em um colégio da capital paulista para mostrar um projeto de educação antirracista aplicado a alunos do ensino infantil e foi às lágrimas ao ver o impacto do projeto.

A jornalista entrou ao vivo direto da Escola Municipal Maria Aparecida Rodrigues Cintra, na Vila Marina. Rodrigo Bocardi, então, perguntou como surgiu a ideia de fazer esse trabalho com as crianças. O âncora disse ser algo fantástico o projeto e a repórter não conseguiu segurar a emoção e ficou visivelmente emocionada.

Repórter chora na Globo

“Até me emociona ver todo esse ambiente que foi criado aqui na escola, porque, enfim, eu tenho 34 anos, durante todo o ensino que eu frequentei, vivenciei muitas situações. E ver essa transformação nas escolas me emociona, porque a gente sabe o quanto isso impacta na nossa vida de forma geral, inclusive na vida adulta”, disse Indianara.

Na escola, a jornalista da Globo conversou com Tatiane Santos, especialista em Educação Racial Infantil da unidade educacional. “É para a autoestima da criança e para o olhar para o outro do respeito. Tudo começa pelo respeito. A educação racial traz as questões de que eu olho para o outro e me vejo também. Quando eu percebo isso, eu vou respeitar a religião, o jeito de ser, a educação inclusiva como um todo”, declarou Tatiana.

“A educação antirracista é trabalhada nas miudezas da escola, no dia a dia, no planejar do professor em sala de aula, nos desenhos nas paredes, aqui na nossa biblioteca através dos livros, onde os personagens são negros, indígenas. A educação antirracista, aqui, é feita passo a passo. Com a formação dos professores e eles com os alunos em sala de aula”, completou a especialista em Educação Racial Infantil.

Mensagem de Bocardi

O telejornal da Globo exibiu no final da reportagem um vídeo que as crianças da escola gravaram em apoio a Vinicius Junior, jogador do Real Madrid que vem sofrendo situações de racismo na Espanha. “É a educação. E educação não tem nada demais, é sempre bom, nunca vem pro mal, nunca vem pra ser ruim e negativo. E que isso possa ser compartilhado em outras escolas”, finalizou Rodrigo Bocardi.

A repórter ficou chorando ao fundo e o apresentador mandou mensagem de apoio. “Força, Indianara! ‘Tamo junto’!”, declarou ele. Sem conseguir dizer mais nada após ir às lágrimas, a repórter apenas sorriu enquanto enxugava o choro. Confira o trecho no vídeo abaixo.