ECONOMIA

Receita Federal cria medida que afeta este tipo de comércio

Receita Federal criou nova medida para combater ilegalidade no comércio de ouro (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Receita Federal cria medida que afeta este tipo de comércio

A Receita Federal anunciou a criação de uma medida que afetará o comércio do ouro por empresas que compram o material para vender no mercado financeiro. No entanto, a nova regra, chamada de Instrução Normativa, trará também uma maior transparência e controle na comercialização.

A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) editou a Instrução Normativa (IN) RFB nº 2.138, de 29 de março de 2023. Essa medida institui a Nota Fiscal Eletrônica do Ouro Ativo Financeiro para registro de operações com o minério ou instrumento cambial. Assim que entrar em vigor, a nova medida vai afetar a compra do ouro por empresas que o revendem para o mercado financeiro. São as chamadas Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM).

Receita Federal aperta o comércio ilegal

A IN revoga a regra atual, que exige documentos fiscais impressos, o que dificulta a fiscalização feita pela Receita Federal. Com a nova medida, que institui a NF-e Ouro Ativo Financeiro, será possível a RF reforçar o combate ao comércio ilegal. Isso porque, por exemplo, poderá efetuar o cruzamento de informações de vendedores e compradores de ouro.

Dessa forma, os controles sobre as operações com ouro poderão utilizar ferramentas tecnológicas disponíveis. Com isso, o objetivo do órgão é promover um aumento da transparência, contribuindo assim para se aperfeiçoar no combate ao comércio ilegal do mineral.

Novas regras

Ainda de acordo com a Instrução Normativa, a bolsa ou a instituição administradora do sistema especializado de liquidação e custódia deverá emitir e manter arquivado, à disposição da Receita Federal, o demonstrativo diário das negociações. Esse demonstrativo contará com os seguintes dados, por cliente: nome, endereço e número de inscrição no CNPJ ou CPF. Além disso, também deverá conter a quantidade e o valor do ouro comprado ou vendido.

A obrigatoriedade da NF-e Ouro Ativo Financeiro terá início no dia 03 de julho de 2023, para instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional autorizadas pelo Banco Central do Brasil a operarem com ouro. A definição desse prazo se baseou no tempo necessário para o desenvolvimento e implementação do sistema.

Últimas Notícias

  • Portugal

WiZink Rewards: Máximo de Recompensas, Mínimo de Esforço.

À medida que a economia se torna mais complexa e a gestão financeira mais exigente,…

3 semanas ago
  • Espanha

Libera tu Potencial Financiero con la Tarjeta Mastercard Plazo.

En el contexto financiero actual, contar con soluciones de crédito flexibles y confiables es fundamental…

3 semanas ago
  • Espanha

Préstamo Santander: Soluciones Financieras al Alcance de Todos.

Buscando soluciones financieras para materializar sueños o satisfacer necesidades, es esencial seleccionar un socio confiable…

3 semanas ago
  • França

Carte HSBC: Ouvrez la Porte à une Finance Globale

La Carte HSBC est présentée comme une solution bancaire de choix, offerte par HSBC, un…

3 semanas ago
  • Índia

Boost Your Financial Power: PaySense Loan Solutions.

Embarking on a journey toward financial empowerment with PaySense Loans opens doors to realizing your…

3 semanas ago
  • Curiosidades

Carta di credito UniCredit: vantaggi e applicazione

Immagina di poter goderti il ​​meglio dell'Italia e del mondo con sorprendente semplicità e vantaggi…

3 semanas ago