Rascunho de Freddie Mercury avaliado em milhões revela detalhe sobre clássico

Freddie Mercury
Rascunho escrito por Freddie Mercury mostra primeiro título da música “Bohemian Rhapsody”. (Foto: reprodução/redes sociais).

Rascunho de Freddie Mercury avaliado em milhões revela detalhe sobre clássico

Uma relíquia pertencente ao acervo de Freddie Mercury que será leiloado em setembro pela Sotheby’s revelou que o líder do Queen pensou em dar um outro nome para a música “Bohemian Rhapsody”, um dos maiores clássicos da banda britânica. Um rascunho da composição mostra que a faixa teria um outro nome.

Nos Estados Unidos, o jornal The New York Times teve acesso ao manuscrito em que Freddie Mercury considera um outro título para a música. “Mongolian Rhapsody” seria o primeiro nome. Este é um dos inúmeros rascunhos feitos pelo artista que serão leiloados em nome de sua amiga e herdeira Mary Austin.

Acervo à venda

À rede britânica BBC, Austin contou que decidiu vender o acervo porque precisava “deixar a casa em ordem”. Figurinos, objetos de palco e as 15 páginas dos primeiros rascunhos de “Bohemian Rhapsody” estão entre os itens selecionados para o leilão. O registro inicial da canção será exibido no Sotheby’s de Nova York, na próxima quinta-feira (8).

Gabriel Heaton, especialista em livros e manuscritos da Sotheby’s, disse, em entrevista recente que os rascunhos revelam que Freddie Mercury brincava com as letras enquanto escrevia as músicas, trocando palavras com sons parecidos. “Claro, “Bohemian”, “Mongolian”, é o mesmo ritmo”, explicou.

Relíquias manuscritas

Outra curiosidade é que quase todas as letras dos rascunhos reunidos são escritas nas folhas de uma extinta companhia aérea britânica, a British Midland, e algumas páginas estão repletas de rabiscos do líder do Queen. Os manuscritos tem o valor estimado em 1,2 milhão de euros, ou aproximadamente R$ 6,5 milhões.

Mark Blake, autor de vários livros sobre o Queen afirmou em entrevista ao The New York Times, que o título inicial do hit foi um “pequeno fato engraçado”, mas que não o surpreendeu. Ele explica que a banda, como várias outras, de vez em quando tinha “títulos de brincadeira” para as coisas que foram alteradas depois.

Ele cita ainda um exemplo dos Beatles que deram à “Yesterday” o título provisório de “Scrambled Eggs” (ovos mexidos, em tradução literal), e do próprio Queen, que chegou a nomear “Under Pressure”, parceria do grupo com David Bowie, como “People on Streets”.

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!