Quem é o brasileiro autor do remix usado por Rihanna no Super Bowl 

Rihanna
Rihanna no Super Bowl (Foto: Reprodução/ NFL)

A cantora Rihanna, de 34 anos, voltou aos palcos na noite do último domingo, durante um show eletrizante no intervalo do Super Bowl, evento esportivo mais importante dos Estados Unidos. Em uma das canções, a cantora usou um remix funk de Rude boy criado pela DJ brasileiro Klean.

Rihanna no Super Bowl

O evento aconteceu no último domingo, em Glendale, no Arizona. Após um hiato de 7 anos, a cantora iniciou o show às 22h28 (horário de Brasília). Durante a apresentação mais aguardada por anos, a cantora de Barbados surpreendeu os fãs do Brasil ao tocar um remix mix funk de Rude boy criado por um brasileiro no maior palco da noite. 

Ewerthon Carvalho Santos, o DJ Klean, é o brasileiro responsável pelas batidas introduzidas na música de Riri. Ele tem 20 anos de idade e é de Itarantim, cidade de 20 mil habitantes no Centro Sul da Bahia. O jovem conta que recebeu o contato da equipe da artista no começo de janeiro. “No começo de 2023, recebi um e-mail de uma pessoa que dizia ser da equipe da Rihanna, que queria falar de um assunto sério. Eles pareciam desesperados. Eu me assustei, achei que fosse alguma brincadeira. Sou novo, não tenho experiência com esses assuntos”, disse ele ao G1.

Ele toca desde os 15 anos. A história com Rihanna começou há mais de dois anos. Em entrevista ao G1, ele revelou que tudo começou com uma brincadeira. “Tudo começou em outubro de 2020, com uma simples brincadeira com minha música favorita da Rihanna, que é “Rude boy”. Fiz um remix bem curtinho e postei no meu Instagram. Ele repercutiu e as pessoas pediram para que eu terminasse”, disse. 

“Acabei correndo para finalizar o remix e lançar uma versão completa no YouTube e no Soundcloud, de maneira independente, nada oficial. Foi passando o tempo e, um ano depois, o remix viralizou no TikTok. Vários DJs e dançarinos começaram a postar”, conta.

DJ Klean 

DJ Klean 
DJ Klean, de 20 anos (Foto: Reprodução/Instagram)

Publicado no YouTube em 2020, o remix funk viralizou no TikTok, com mais de 5,6 milhões de visualizações. No primeiro contato, Lean diz que a assessoria da cantora falou que ele estava ferindo os direitos autorais. Foi então que ele  procurou ajuda de um amigo experiente: Zegon, DJ do duo brasileiro Tropkillaz.

“O Klean chamou muito a minha atenção porque ele tem estilo, ele assina. O estilo vale muito mais do que a técnica”, explica Zegon. “Fomos mantendo contato, ele mandando coisas, eu dando conselho e o envolvendo em trampos. Quando a gente estava em Los Angeles, gravando nosso próximo disco, o Klean me chamou dizendo que tinha um monte de gente da equipe da Rihanna atrás dele, me pedindo para falar com eles.”

“Primeiro eles chegaram falando que era um remix pirata, uma quebra de copyright. Eu falei: ‘Vamos mudar essa conversa. Não é quebra de copyright, vocês estão falando de um remix f*da que vocês gostaram. Então vamos mudar a forma de aproximação e mostrar amor pelo garoto'”, diz Zegon. 

No final, o remix funk de um jovem brasikleiro de 20 anos, da Bahia, tocou no Super Bowl, para dezenas de milhões de espectadores, com a assinatura oficial do DJ Klean. “A gente fez tudo certinho, autorizou o remix. Se sair, vai sair com crédito, tudo do jeito que tem que ser”, diz Zegon.

Remix Rude Boy – DJ Klean: