Quais foram os destaques da 1° fase do Paulistão

Palmeiras foi o melhor time do campeonato na fase de grupos
Palmeiras foi o melhor time do campeonato na fase de grupos (Foto: Reprodução)

Chegou ao fim a fase de grupos do Campeonato Paulista, já conhecemos os classificados e também os rebaixados. Confira agora Quais foram os jogadores que conseguiram se destacar durante os jogos da fase de grupos.

Artilheiros:

  1. Roger Guedes (Corinthians) – 8 gols
  2. Galoppo (São Paulo) – 8 gols
  3. John Kennedy (Ferroviária) – 6 gols

No ranking dos que mais marcaram gols, Roger Guedes e Galoppo ficaram empatados com oito gols cada. Do lado do camisa 10 do Corinthians, a maioria dos gols foram dentro da Neo Química Arena. Vale lembrar que na temporada passada, Roger Guedes também foi o artilheiro do alvinegro na competição, mas com apenas quatro gols marcados.

Galoppo chegou ao São Paulo no meio do ano passado e virou artilheiro em 2023, mesmo sem atuar por muito tempo nas rodadas iniciais, o argentino ganhou a confiança de Rogério Ceni e também da torcida, virando peça fundamental no tricolor desta temporada.

Fechando o Top-3 temps John Kennedy, curiosamente, o atacante foi artilheiro mesmo jogando na Ferroviária, que terminou o campeonato rebaixada na última posição. John Kennedy marcou 6 dos 11 gols da equipe durante o campeonato.

Assistências:

  1. Raphael Veiga (Palmeiras) – 5 assistências
  2. Yuri Alberto (Corinthians) – 4 assistências
  3. Giuliano (Corinthians) – 3 assistências

Entre os grandes garçons da primeira fase, o jogador de seleção Raphael Veiga foi quem terminou com mais passes para gols. O meia do Palmeiras somou 5 assistências ao longo da fase de grupo, além de 5 gols marcados.

Camisa 9 do Corinthians, o goleador Yuri Alberto vem vivendo uma boa fase servindo os companheiros em 2023. Sob o comando de Fernando Lázaro, o centroavante do Corinthians está se acostumando ainda com a nova formação, apesar dos gols não terem saído muito, o camisa 9 se destacou com bons passes.

Fechando o top-3 temos outro corinthiano. Vale lembrar que além de Giuliano, mais oito jogadores também terminaram com três assistências, são eles:

  • Renato Augusto (Corinthians)
  • Fagner (Corinthians)
  • Wellington Rato (São Paulo)
  • Andrés Hurtado (Red Bull Bragantino)
  • Alerrandro (Red Bull Bragantino)
  • Eduardo Person (Ituano)
  • Camilo (Mirassol)
  • Vitinho Mesquita (São Bernardo)

Dribles:

  1. Soteldo (Santos) – 14 dribles
  2. Giovani (Palmeiras) – 14 dribles
  3. Juninho Capixaba (Red Bull Bragantino) – 12 dribles

O jogador com mais dribles de forma isolada no campeonato paulista na primeira fase foi Soteldo até a última rodada. O mais incrível neste número, é que o camisa 10 do Santos lesionou o ombro ainda na 4° rodada do Paulistão! Ou seja, em quatro jogos, Soteldo atingiu a marca de 14 dribles.

Apenas 12° rodada do estadual apareceu alguém para empatar com o santista no número de dribles. O jovem Giovani do Palmeiras vem fazendo um bom estadual, curiosamente, o atacante do Palmeiras também não é titular absoluto no time de Abel Ferreira. Resumindo, em muito menos tempo de jogos, Soteldo e Giovani driblaram mais do que jogadores que atuaram em todas as partidas.

O terceiro com mais dribles também é curioso, pois trata-se de um lateral. Contratado para esta temporada, Juninho Capixaba foi destaque do Fortaleza no Brasileirão do ano passado e agora vem com boas atuações pelo Red Bull Bragantino, sendo um dos destaques da equipe em 2023.

Defesas:

  1. Léo Vieira (Inter de Limeira) – 36 defesas e 8 defesas difíceis
  2. Cássio (Corinthians) – 34 defesas e 5 defesas difíceis
  3. Weverton (Palmeiras) – 32 defesas e 7 defesas difíceis

Desbancando goleiros das grandes equipes do Estado, Léo Vieira, da Inter de Limeira, foi quem mais defendeu durante a fase de grupos. O goleirão teve um grande destaque na partida contra o Palmeiras, onde foram derrotados pelo alviverde, mas Léo Vieira terminou o jogo com grandes defesas, inclusive em um pênalti de Raphael Veiga.

Ídolo do Corinthians, Cássio é o goleiro com mais defesas no Paulistão desde que chegou ao clube paulista. Nesta temporada, o camisa 12 segue com grandes atuações e destaque do time.

Fechando o pódio, o goleiro do melhor time do campeonato. Weverton vem trazendo segurança ao gol palmeirense há alguns anos. O goleiro é mais um dos convocados por Ramon Menezes.

Faltas sofridas:

  1. Chrystian (São Bernardo) – 29 faltas sofridas
  2. Roger Guedes (Corinthians) – 29 faltas sofridas
  3. Paulo Victor (Ituano) – 28 faltas sofridas

O jogador que mais apanhou também foi uma das grandes revelações da competição. O atacante Chrystian, que já está encaminhado para jogar no Corinthians ao fim do Estadual, terminou a primeira fase com 29 faltas sofridas em 12 jogos.

Também com 29 faltas sofridas em 12 jogos, Roger Guedes, futuro companheiro de Chrystian no ataque do Corinthians, foi um dos jogadores que mais criaram perigo para os adversários, além das faltas sofridas, também foi o artilheiro e líder em finalizações

Os números acima são do site de estatísticas Footstats

De acordo com o Site Sofascore, a seleção da primeira fase do Paulistão ficou assim:

  • Goleiro: Weverton (Palmeiras)
  • Lateral direito: Marcos Rocha (Palmeiras)
  • Lateral esquerdo: Wellington (São Paulo)
  • Zagueiro: Gil (Corinthians)
  • Zagueiro: Murilo (Palmeiras)
  • Meia: Vitinho (São Bernardo)
  • Meia: Renato Augusto (Corinthians)
  • Meia: Galoppo (São Paulo)
  • Meia: Raphael Veiga (Palmeiras)
  • Atacante: Yuri Alberto (Corinthians)
  • Atacante: Roger Guedes (Corinthians)