Proibição e rejeição obrigaram a Globo a mudar nome de novela

Cauã Reymond e Bárbara Reis são os protagonistas de Terra e Paixão, próxima novela das nove da Globo (Foto: Reprodução/Instagram)
Cauã Reymond e Bárbara Reis são os protagonistas de Terra e Paixão, próxima novela das nove da Globo (Foto: Reprodução/Instagram)

Depois de idas e vindas, a Globo confirmou Terra e Paixão como título oficial da próxima novela das nove de Walcyr Carrasco, que estreia em maio. Mas, antes disso, a emissora enfrentou alguns problemas com o nome da trama.

A escolha do nome da substituta de Travessia provocou uma verdadeira novela nos bastidores. Originalmente, a trama deveria se chamar Terra Vermelha. Isso porque, Carrasco desenvolveu a história baseado em memórias de sua infância em um lugar no Mato Grosso do Sul onde as plantações são realizadas em uma terra vermelha.

Atendendo ao desejo do autor, a Globo entrou com o pedido de registro do título ainda em junho de 2022. No entanto, a emissora esbarrou no primeiro problema: o nome Terra Vermelha está no livro do escritor paranaense Domingos Pellegrini.

Proibição e rejeição na Globo

Até houve uma tentativa de acordo para o uso do nome na novela (assim como já aconteceu em outras produções), mas as partes não chegaram a um consenso. Proibida de usar o título desejado, a Globo partiu em busca de outros nomes.

Eis que no final de outubro, o canal carioca entrou com o pedido de registro do título Terra Bruta. Desta vez, não houve nenhum problema com terceiros. Esse nome, inclusive, já era dado como certo para batizar o folhetim de Carrasco.

O problema é que o nome Terra Bruta, pelas informações que circulam, encontrou resistência nos bastidores da emissora. Tanto que na chamada anunciando as novidades da programação para 2023, a Globo não citou o nome da próxima novela das nove, dizendo apenas que é uma história escrita por Walcyr Carrasco.

A escolha de Terra e Paixão

A indefinição permaneceu até essa semana, quando a emissora finalmente confirmou oficialmente Terra e Paixão como título. O Mix Me apurou que o pedido de registro do nome aconteceu no final de janeiro.

Sem nenhum tipo de contestação, a Globo bateu o martelo e está usando o nome para divulgar a novela nas redes sociais.

Substituta de Travessia, Terra e Paixão estreia no dia 08 de maio. No elenco estão nomes como Gloria Pires, Tony Ramos, Cauã Reymond, Bárbara Reis, Susana Vieira, Johnny Massaro, Tatá Werneck, Paulo Lessa, Leandro Lima, entre outros.