Pré-Libertadores tem sido problema para brasileiros; veja

Brasileiros foram eliminados nas últimas 5 edições da pré-Libertadores
Brasileiros foram eliminados nas últimas 5 edições da pré-Libertadores (Foto: Nathalia Aguilar)

A Copa Libertadores da América é a maior competição da América do Sul, mas se engana que acha que ela começa na fase de grupos. Para chegar até lá, muitas equipes já estão na briga por vagas no campeonato. Nesta semana. Alético Mineiro e Fortaleza enfrentam a pré-Libertadores, que tem sido perigosa para os brasileiros.

Nos últimos cinco anos, pelo menos um time brasileiro foi eliminado ainda na fase preliminar da competição, relembre:

2018 – Chapecoense

Um ano após o trágico acidente que acabou matando 71 pessoas, a Chapecoense partia para o seu segundo ano consecutivo na competição continental. Em 2018, o time brasileiro precisaria passar antes, pelo Nacional-URU para chegar na fase de grupos, mas o plano não deu certo. Depois de duas derrotas por 1×0, o time de chapecó deu um “adeus” precoce para a Libertadores.

2019 – São Paulo

Um dos maiores campeões brasileiros da competição, o São Paulo tem uma tradição de respeito na América do Sul, mas o peso da camisa não ajudou o tricolor paulista na pré-libertadores de 2019. Na ocasião, os brasileiros encararam o Talleres-ARG. No primeiro jogo, vitória dos argentinos por 2×0, na volta, o 0x0 eliminou o tricolor.

2020 – Corinthians

Sob o comando de Tiago Nunes e com o grande reforço do camisa 7 Luan para a temporada, o Corinthians chegou como amplo favorito para o confronto contra o Guarani-PAR na pré-Libertadores de 2020. No primeiro jogo, derrota por 1×0 no Paraguai, no jogo da volta, o Corinthians até venceu por 2×1, mas o gol marcado no Brasil pelo Guarani eliminou o alvinegro.

O Corinthians é o único brasileiro que caiu mais de uma vez na pré-Libertadores, a primeira eliminação foi em 2011, quando perdeu pro Tolima-COL. Na época, o elenco corinthiano contava com Roberto Carlos e Ronaldo Fenômeno

2021 – Grêmio

Em 2021, foi a vez do Grêmio montar um super time que começou o ano prometendo grandes conquistas para o torcedor, mas ainda na pré-libertadores, o clube gaúcho caiu diante do Independiente Del Valle.

O golpe sofrido pelos brasileiros foi tão forte, que uma crise foi instaurada no clube e permaneceu pelo resto do ano, que terminou com o rebaixamento do time para a Série B do Brasileirão.

2022 – Fluminense

Da lista, o Fluminense é um dos casos mais surpreendentes de eliminação na pré-Libertadores. No primeiro jogo diante do Olímpia-PAR, vitória brasileira por 3×1, resultado tranquilo, mas que virou pesadelo. No segundo jogo, o Fluminense foi derrotado por 2×0, no placar agregado, o resultado era de 3×3, levando a partida para os pênaltis, onde os brasileiros foram eliminados.

Em 2023, o primeiro rival do Galo é o Carabobo-VEN, já o primeiro adversário do Leão do Pici será o Deportivo Maldonado. Vale lembrar que para chegarem na fase de grupos, Atlético Mineiro e Fortaleza devem passar por dois jogos eliminatórios.