Paulinha Abelha está na escala “mais grave do coma” segundo médicos

Em entrevista coletiva realizada nesta última terça-feira (22), a equipe médica que acompanha a cantora Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, informou que o estado de saúde da artista permanece delicado. Ela está internada em coma no Hospital Primavera, em Aracaju.

Cantora Paulinha Abelha (Reprodução)
Cantora Paulinha Abelha (Reprodução)

Em conversa com a imprensa, os médicos confirmaram que o estágio de coma de Paulinha é o mais grave de todos. Os profissionais descartaram a possibilidade de uma possível infecção bacteriana no cérebro e também negaram a evidência de morte cerebral.

“Coma é uma condição reversível. Em nenhum momento falamos em morte cerebral. Existe o coma profundo, que traduz uma injúria encefálica severa, mas não existe o conceito de irreversibilidade ainda”, explicou o médico neurologista, Marcos Aurélio Alves.

Desde que surgiu informações que a artista fazia uso de medicamentos de cunho estético, foi questionado se isso poderia ter causado o seu problema de saúde. No entanto, isso também foi descartado: “Ela tomava algumas formulações, mas era em caráter supervisionado [por médicos]”.

“A gente trabalha com proximidade de uma lesão renal aguda. Muitos pacientes se recuperam em situações assim, outros podem desenvolver um caso mais crônico e necessitar de terapia renal substituída. Nesse momento, substituímos pela hemodiálise”, acrescentou o Dr. Ricardo Leite.

Mesmo com o desejo da família em levar a cantora para ser tratada em São Paulo, os médico disseram que isso não seria necessário, visto que o hospital no qual a artista está internada tem todos os equipamentos necessários.

Atualmente os médicos afirmaram que iniciaram uma investigação para confirmar uma possível intoxicação medicamentosa, já que a combinação entre medicamentos podem gerar uma lesão celular, gerando assim um caso de lesão da célula hepática, renal e neurológica.

Paulinha está internada desde o último dia 11 de fevereiro, quando passou mal durante uma turnê em São Paulo. Depois de alguns sintomas, ela foi levada a uma unidade médica em Aracaju, quando foi constatado inicialmente um problema renal.