Paulinha Abelha: divulgado laudo que revela causa da morte da cantora

A morte da cantora Paulinha Abelha, do grupo Calcinha Preta, ainda tem mexido com alguns fãs da artista. Neste domingo (6), o programa Domingo Espetacular (Record TV) divulgou pela primeira vez o laudo médico que fala sobre a causa do falecimento da forrozeira.

Cantora Paulinha Abelha (Reprodução/Instagram)
Cantora Paulinha Abelha (Reprodução/Instagram)

Conforme reportagem do programa, foi identificado que a cantora foi vítima de quatro doenças que a levaram a óbito: meningoencefalite, hipertensão craniana, insuficiência renal aguda e hepatite.

O documento também aponta que foi realizado um painel toxicológico, no qual foi encontrado 16 substâncias no corpo de Paulinha. Entre elas anfetaminas e barbitúricos, algo que pode responder de forma mais clara os problemas renais da cantora.

Um dos medicamentos encontrados no corpo da artista é um tarja preta, conhecido por ser usado no tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH), mas que também têm efeitos adversos, como a redução de apetite, perda de peso, náuseas e vômito.

Todos os remédios, inclusive, faziam parte de uma receita médica fornecida por uma nutróloga que acompanhava Paulinha. Em visitas, a artista chegou a receber a indicação antidepressivo, um redutor de apetite, calmantes naturais, estimulantes, cápsulas para memória e uma fórmula que promete reduzir medidas.

Ainda segundo a reportagem, os barbitúricos encontrados no painel toxicológico estão sendo vistos como a causa do agravamento da situação do fígado de Paulinha. Isso porque geralmente eles são utilizados em sedativos ministrados em hospitais, para evitar convulsões. No entanto, esta possibilidade ainda está sendo investigada de forma mais profunda.

Paulinha Abelha faleceu no dia 23 de fevereiros, aos 43 anos. A famosa passou 12 dias internada em hospitais de Aracaju, em Sergipe, onde inicialmente foi internada por problemas renais. Depois de alguns dias seu quadro evoluiu, chegando a ter uma deficiência neurológica. A artista acabou vindo a óbito após entrar em um estado de coma profundo, quando logo foi constatado a morte cerebral.