Palmeiras encara a “zebra” da semifinal

Palmeiras decide em casa uma vaga na final do Paulistão
Palmeiras decide em casa uma vaga na final do Paulistão (Foto: Reprodução)

Na tarde deste domingo (19), o Palmeiras encara o Ituano em busca de uma vaga na grande final do Paulistão 2023. Dono da melhor campanha até o momento no campeonato, o alviverde tem pela frente o time que lutou até as últimas rodadas da primeira fase para não ser rebaixado e, além de se classificar, eliminou o Corinthians jogando em Itaquera.

Invicto há 21 jogos, o Palmeiras ainda não foi derrotado em 2023 e até já conquistou um título (Supercopa do Brasil). Por ser o dono da melhor campanha no estadual, tem o direito de decidir o jogo da semifinal no Allianz Parque, caso chegue na final, também decide em casa.

Atual campeão da competição, o Palmeiras sustenta uma grande marca no estadual, o time foi semifinalista em todas as últimas 10 edições do campeonato, além disso, chegou na final em cinco oportunidades (2015, 2018, 2020, 2021 e 2022) e conquistou dois dos últimos três campeonatos (2020 e 2022). Caso chegue na final, será a 4° decisão consecutiva do alviverde, uma marca que o time não consegue desde a década de 70.

Para o jogo de hoje, a expectativa é de que Endrick volte ao time titular, diante do São Bernardo, o jovem foi sacado do time para a entrada de Bruno Tabata.

Do lado do Ituano, o Galo vive sua melhor semana no ano. Após derrotar o Corinthians em plena Neo Química Arena, o time também se classificou para a terceira fase da Copa do Brasil após eliminar o time do Ceará na última quarta-feira (15).

Histórico do confronto

Para conseguir mais um grande feito, o Ituano precisa quebrar uma sequência negativa, nos últimos cinco jogos contra o Palmeiras, o time perdeu todas.

  • Ituano 0x3 Palmeiras – Paulistão 2018
  • Ituano 2×3 Palmeiras – Paulistão 2019
  • Ituano 0x4 Palmeiras – Paulistão 2020
  • Ituano 0x2 Palmeiras – Paulistão 2021
  • Ituano 1×3 Palmeiras – Paulistão 2022

O lado bom da história para os visitantes, é que jogando dentro do Allianz Parque, a última lembrança é boa. Em 2014, o Ituano, que terminou aquela edição do estadual como campeão, derrotou o Palmeiras por 1×0 na casa do alviverde.

Quem está fora

Para o jogo de hoje, o Palmeiras chega com força máxima , o único desfalque é Atuesta, o meia que já é reserva do time está fora por lesão, do lado do Ituano, Geuvânio e Neto Berola não estarão disponíveis, além da dupla, André Luiz também não joga.

O caso de André Luiz é fora do comum, o jogador era um dos principais nomes do Ituano no campeonato. Segundo o site de estatísticas Footstats, o atleta era um dos líderes do time entre os jogadores com mais roubadas de bola no Paulistão. Mas o motivo que o tirou da partida foi extracampo.

Durante a última semana, o atleta foi denunciado por uma suposta participação em esquema de manipulação de resultados. Além do afastamento, existe uma grande chance do jogador ter seu contrato rescindido com o Galo de Itu.

“Com grande surpresa, o Ituano F.C. recebeu a informação sobre o recebimento de denúncia oferecida pelo Ministério Público de Goiás, contra o atleta André Luiz, em caso de suposta manipulação de resultados. Considerando a gravidade da denúncia e em consonância com nossa política de tolerância zero perante este tipo de comportamento, decidimos pelo afastamento imediato do atleta de nosso elenco.” – Diz o Ituano em nota.

Expectativa do Ituano

Após o confronto com o Ceará pela Copa do Brasil, o treinador do Ituano, Gilmar Del Pozzo, disse que espera mais um grande feito do time diante de outro gigante do futebol brasileiro.

“Todo mundo sabe, inclusive nós, que o Corinthians era favorito. Não sou eu que vou dizer o contrário. O Palmeiras da mesma forma. Para mim é o melhor time do Brasil, bem treinado pelo Abel. Temos méritos também. No começo, éramos uma zebra, eliminamos o Santos, o Corinthians e agora o Ceará (pela Copa do Brasil)”.

Prováveis escalações:

Palmeiras: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Rony, Dudu e Endrick

Ituano: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Claudinho, Bernardo e Iury; Marcelo Freitas, Lucas Siqueira e Eduardo Person; Gabriel Barros, Paulo Victor e Quirino

Palmeiras e Ituano se enfrentam às 16:00 (horário de Brasília) deste domingo (19), em jogo único, o vencedor encara Red Bull Bragantino ou Água Santa na grande final do Paulistão.

O jogo será transmitido pela Record, TNT, HBO MAX e Paulistão Play.