O dia em que o Fluminense enfrentou a Itália

Seleção da Itália enfrentou o Fluminense em 2014
Seleção da Itália enfrentou o Fluminense em 2014 (Foto: Antonio Lacerda/EFE/VEJA)

Por vezes, o Mundo do futebol prega alguns momentos icônicos com encontros completamente aleatórios. Em um destes momentos, o Fluminense encarou nada mais, nada menos do que a seleção da Itália, Tetra campeã do Mundo.

No ano de 2014, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, era a segunda Copa sediada em solo brasileiro, a primeira foi em 1950. Durante os preparativos para a maior competição futebolística do Planeta, a seleção italiana, que ficou hospedada no Rio de Janeiro durante sua jornada na competição, decidiu enfrentar um time local como preparação para o torneio.

“No ano da Copa do Mundo no Brasil, sem dúvida é um momento histórico para nós o Fluminense poder enfrentar a Itália, que tem a bandeira com as mesmas cores do que as nossas” – Disse Mário Bittencourt, vice-presidente do Fluminense na época.

O jogo foi realizado uma semana antes da estreia da Itália na Copa do Mundo e foi disputado no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Apesar de ser um confronto incomum, a Itália estava com seu plantel da Copa na partida. Durante o jogo, nomes importantes do futebol internacional como Pirlo, Buffon e Balotelli entraram em campo para enfrentar o time carioca. Do lado do Tricolor das Laranjeiras, alguns dos destaques eram Gustavo Scarpa, Conca, Gum, além de Diguinho que, segundo a torcida do Fluminense, era melhor do que Pirlo.

Ao fim da partida, a Itália acabou superando o Fluminense por 5×3 em um grande jogo. Do lado italiano, Insigne marcou duas vezes e Immobile foi o responsável pelos outros três gols, no time brasileiro, os artilheiros foram Chiquinho, Carlinhos e Matheus Carvalho.

A Itália na Copa

Campeã pela última vez em 2006, a Itália caiu no “grupo da morte” da Copa do Mundo em 2014, ao lado da Azurra, estavam Uruguai, Inglaterra e Costa Rica brigando por duas vagas no mesmo grupo. Ao fim das três rodadas, a Costa Rica, para a surpresa de todos os fãs de futebol, terminou como a líder do grupo.

Com duas derrotas e apenas uma vitória, a Itália se despediu da Copa realizada no Brasil ainda na fase de grupos, onde terminou com a terceira colocação.

Curiosamente, a Itália vive um drama danado em Copas desde que conquistou seu quarto título, em 2006. Nas quatro edições seguintes da Copa do Mundo, a seleção foi uma decepção. Em 2010 e 2014, caiu ainda na fase de grupos, em 2018 e 2022, a equipe nem conseguiu se classificar para a competição.