O Auto da Compadecida 2: relembre curiosidades do primeiro filme

Chicó e João Grilo, de "O Auto da Compadecida" (Reprodução/Twitter)
Chicó e João Grilo, de “O Auto da Compadecida” (Reprodução/Twitter)

É oficial! “O Auto da Compadecida“, filme clássico e aclamado do cinema brasileiro, vai voltar para uma parte dois. Depois de 25 anos da primeira produção, Selton Mello e Matheus Nachtergaele vão voltar a dar vida a Chicó e João Grilo. Além deles, Rosinha, interpretada por Virgínia Cavendish, também estará na trama. Não sabemos quantos dos personagens do primeiro filme voltarão, mas uma coisa é certa: a animação para o segundo longa está alta. Por isso, o Mix Me te conta algumas curiosidades da primeira gravação.

Minissérie

  • Na verdade, antes de ser um filme, “O Auto da Compadecida” foi uma minissérie de quatro capítulos, exibida em 1999. Só depois o enredo foi adaptado para os cinemas. Toda a produção é baseada na peça de Ariano Suassuna.

Gravação de “O Auto da Compadecida

  • Foram nove dias de gravação para cada um dos quatro capítulos. Assim, o total foi de 37 dias de filmagem no Rio de Janeiro e também na Paraíba.
  • A maioria das filmagens foi feita em Cabeceiras, no sertão paraibano. Para isso, a equipe de produção adaptou fachadas de casas, disfarçou cabos telefônicos e a igreja local foi pintada.
  • Para abrigar toda a produção e elenco do filme, foi preciso alugar duas fazendas, todos os quartos de um hotel e também 12 casas. Foram 65 profissionais em ação.
  • O que não faltou foi dedicação para potencializar muito a produção do filme. O roteiro foi escrito por Guel Arraes e Adriana e João Falcão. O último entrou de cabeça e passou quatro dias em Recife para compor a trilha sonora original do longa.

Personagens do filme

  • A sensual Rosinha não tinha grande papel na peça original da obra. No entanto, ela ganhou mais visibilidade nos cinemas, fazendo par romântico com Chicó.
  • Marcos Nanini, intérprete de Severino, precisou carregar a indumentária do personagem que pesava oito quilos. Para a caracterização, ele usou látex, olho de vidro e peruca. Contudo, não foi o único personagem que contou com uma ajudinha a mais de maquiagem: Matheus Nachtergaele também recorreu a uma prótese irregular e amarelada para João Grilo.

O longa ainda não tem data de estreia, mas espera-se que seja lançado a partir do começo de 2024. O anúncio foi feito por Selton e Matheus, contando com diversos comentários animados para a continuação da saga dos dois “trambiqueiros” que vivem de golpes para sobreviver. “Eu to pronta para esse retorno icônico“, escreveu Larissa Manoela. “Ai meu coração“, comentou Rafael Portugal. *Com informações de Gshow.