ECONOMIA

Novidade na restituição o Imposto de Renda é anunciada

MEIs podem receber restituição do Imposto de Renda 2023 pelo PIX (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Novidade na restituição o Imposto de Renda é anunciada

A Receita Federal anunciou novidade na restituição do Imposto de Renda envolvendo MEIs (Microempreendedores Individuais) e empresários do Simples Nacional. A aplicação Pedido Eletrônico de Restituição do Simples Nacional e do Simei teve atualização no dia 01 de abril de 2023 e trouxe uma nova função.

Com isso, o contribuinte poderá indicar PIX como forma de recebimento. Os tipos de contas aceitas passam a ser: corrente, pagamento, poupança ou PIX. Além disso, também já é possível cancelar pedidos de restituição que ainda não foram pagos. Até então, o cancelamento deveria ser solicitado em uma unidade de atendimento da Receita Federal.

Novidades

A identidade visual da aplicação também teve atualização e passou a ser responsiva. Com a mudança, se adequou ao tamanho da tela do dispositivo utilizado. O Pedido Eletrônico de Restituição oferece ao contribuinte os seguintes serviços: Realizar a restituição de créditos apurados no Simples Nacional e no Simei relativos aos tributos federais; consultar a situação dos pedidos de restituição efetuados com a opção de impressão do extrato da restituição; cancelar pedidos de restituição; alterar dados bancários para crédito da restituição.

Como ter prioridade na restituição do Imposto de Renda 2023

A Receita Federal abriu o prazo para as declarações do Imposto de Renda 2023 e trouxe novidade. O contribuinte pode conseguir prioridade na restituição. Basta usar usar a declaração pré-preenchida ou optar por receber a restituição via Pix. No entanto, precisa estar atento a algumas informações.

Uma das novidades do IR 2023 é que o contribuinte que utilizar a declaração pré-preenchida ou optar por receber a restituição via Pix terá prioridade no recebimento do valor devido, após as já previstas em lei – contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos; contribuintes idosos com idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave; contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Mas o contribuinte tem que ficar atento na hora de escolher a opção Pix para receber a restituição do Imposto de Renda. Antes de optar por essa modalidade, você deve ter uma chave Pix cadastrada com o número do CPF. Isso porque, é a única permitida. A Receita só aceitará o CPF como chave Pix porque é uma informação que todos os contribuintes têm que especificar assim que iniciam a declaração. Com isso, não há chance de ocorrer erros.

Confira a lista de contribuintes que terão prioridade para receber a restituição.

  • Idosos com 80 anos ou mais
  • Contribuintes a partir de 60 anos
  • Pessoas com alguma deficiência ou doença grave
  • Que tem magistério como principal fonte de renda
  • Quem optou por receber por PIX
  • Todos os demais contribuintes

Últimas Notícias

  • Portugal

WiZink Rewards: Máximo de Recompensas, Mínimo de Esforço.

À medida que a economia se torna mais complexa e a gestão financeira mais exigente,…

4 semanas ago
  • Espanha

Libera tu Potencial Financiero con la Tarjeta Mastercard Plazo.

En el contexto financiero actual, contar con soluciones de crédito flexibles y confiables es fundamental…

1 mês ago
  • Espanha

Préstamo Santander: Soluciones Financieras al Alcance de Todos.

Buscando soluciones financieras para materializar sueños o satisfacer necesidades, es esencial seleccionar un socio confiable…

1 mês ago
  • França

Carte HSBC: Ouvrez la Porte à une Finance Globale

La Carte HSBC est présentée comme une solution bancaire de choix, offerte par HSBC, un…

1 mês ago
  • Índia

Boost Your Financial Power: PaySense Loan Solutions.

Embarking on a journey toward financial empowerment with PaySense Loans opens doors to realizing your…

1 mês ago
  • Curiosidades

Carta di credito UniCredit: vantaggi e applicazione

Immagina di poter goderti il ​​meglio dell'Italia e del mondo con sorprendente semplicità e vantaggi…

1 mês ago