No mês da Visibilidade Trans, Liniker vira tema de prova

Cantora Liniker (Imagem: Reprodução)

O mês de janeiro é conhecido como o “Mês da Visibilidade Trans”, especificamente no dia 29 de janeiro para homenagear as pessoas transexuais, travestis e intersexuais. A cantora Liniker é uma grande referência de mulher transexual negra no universo da música popular brasileira.

A questão da prova para o cargo de Policial Militar/BA tinha o seguinte enunciado: “Um dia histórico para o mundo da música. A cantora conquistou o Grammy Latino “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira” nesta quinta-feira (17.11) e se tornou a artista assumidamente trans a levar o prêmio. Ao ter seu nome revelado na cerimônia, que acontece em Las Vegas, todos os convidados a aplaudiram de pé. A notícia trata do prêmio dado à cantora: a) Glória Groove; b) Pablo Vittar; c) Liniker; d) Linn da Quebrada; e) Aretuza Lovi.

A prova de concurso aplicada no estado da Bahia tomou proporções gigantescas pela Representatividade trazida nas questões de atualidades. O concurso para seleção de soldados para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia foi muito elogiado no twitter pela diversidade presente na questão.

 

Prova de concurso para Soltado da PM e Bombeiro Militar na Bahia (Imagem: Reprodução)

Por ter ocorrido no mês da visibilidade trans, a prova ganhou maior notoriedade.

Prêmio Grammy Latino “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira”

Em novembro de 2022, Liniker conquistou o título histórico de ser a primeira artista transgênero brasileira a vencer um Grammy Latino. A cantora venceu a categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira com o disco “Indigo Borboleta Anil” e foi aplaudida durante discurso feito em espanhol:

“Sou uma cantora, compositora, atriz brasileira. Hoje algo histórico acontece na história do meu país. É a primeira vez que uma artista transgênero ganha um Grammy. “Muito obrigada a toda minha equipe que esteve comigo desde o começo, sonhando junto comigo. Estou muito feliz”, terminou a cantora, que foi aplaudida de pé.