O “bebê” da capa do Nevermind, álbum icônico da banda Nirvana, voltou aos holofotes nos últimos dias. Depois de entrar com um processo contra a foto, alegando que a banda o explorou sexualmente quando era bebê, Spencer Elden agora exige que a imagem não figure nas reedições do disco.
No último dia 24 de setembro, o álbum completou 30 anos e a gravadora Universal Music anunciou um relançamento, previsto para novembro, para comemorar o aniversário. A informação deixou os fãs da banda animados, mas pelo visto o protagonista da foto não ficou feliz com a notícia.
A reedição comemorativa se chamará “Nevermind 30th Anniversary” e chega recheada de novidades. O relançamento trará faixas inéditas, versões ao vivo e uma remasterização em alta resolução. Ao todo serão 94 faixas de áudio e vídeo, sendo 70 inéditas. Um mega produto a altura da comemoração.
“Isso é parte de um esquema montado para vender discos, e foi uma coisa que eles fizeram como estratégia de marketing. Então é exploração da pornografia infantil, e eles sabiam quando fizeram. É por isso que resultou em tantos álbuns vendidos”, disse Maggie Mabie, advogada de Spencer Elden, o “bebê de Nevermind”.
A advogada ainda ainda alega que Spencer sofre atenção indesejada pela foto 30 anos depois que ela foi tirada. Apesar de ter ficado mundialmente famoso por protagonizar a foto, Spencer não quer que ela seja replicada nos dias de hoje.
No processo que abriu contra os músicos da banda, Kurt Cobain (representado pela viúva Courtney Love), Dave Grohl e Krist Novoselic, além do fotógrafo Kirk Weddle e a gravadora DGC Records, Spencer Elden pede uma indenização em dinheiro. O valor é de US$ 150 mil, o que equivale a cerca de R$ 800 mil na cotação atual.
Rick Elden, pai de Spencer e amigo de Kirk Weddle, autor da foto, contou em 2008 numa entrevista à NPR como a foto foi produzida: “Kirk Weddle nos ligou e disse: ‘ei, Rick, quer ganhar 200 pratas e jogar seu filho na piscina?’ Ele disse que estava tirando fotos de crianças a semana toda e nos convidou ao Rose Bowl. Acabamos fazendo uma grande festa na piscina. Ninguém tinha a menor ideia do que aconteceria”, disse.
A Universal Music, responsável pelo lançamento, ainda não se pronunciou sobre a exigência de Spencer. Enquanto isso, o fãs do Nirvana ficam no aguardo para saber se terão a capa original ou uma nova para edição comemorativa de 30 anos do “Nevermind”.
Marcelo Argôlo é jornalista e pesquisador musical. Autor do livro Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop e negritude, atua no mercado de comunicação e jornalismo musical desde 2012. Nesse período, teve passagens por redações, agências e assessorias. Atualmente se dedica ao Mix Me e a projetos de produção de conteúdo sobre música pop e negritude.