Netflix encerra plano básico de streaming no Brasil, saiba o motivo

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Netflix encerra plano básico de streaming no Brasil, saiba o motivo. (Foto: reprodução/internet)

A Netflix divulgou na quarta-feira, dia 18, que encerrará o plano básico de streaming no Brasil a partir da próxima semana.

A empresa tomou essa decisão devido à crescente adesão dos usuários brasileiros à modalidade com anúncios, que é a alternativa mais econômica disponível.

Importante ressaltar que os assinantes do plano básico existente não serão impactados, pois a mudança se aplicará exclusivamente a novos usuários.

Quais são os planos que a Netflix oferece?

Até o momento, a Netflix oferecia quatro opções de assinatura: o plano padrão com anúncios, por R$ 18,90 mensais, seguido pelo plano básico, que custava R$ 25,90.

Os usuários também tinham a opção de escolher o plano padrão por R$ 39,90 ou o premium por R$ 55, ambos sem anúncios.

Agora, os novos assinantes terão à disposição apenas as opções de planos padrão com anúncio, padrão e premium, sendo este último o único que oferece imagens em 4k para os usuários.

Vale destacar que os clientes que já possuíam assinatura do plano não sofrerão alterações e continuarão a utilizá-lo normalmente.

Exclusão de plano básico em estratégia global

O fim do plano básico segue uma estratégia global da Netflix, que já havia sido adotada em países como Estados Unidos, Itália, Canadá e Reino Unido.

No terceiro trimestre de 2023, o número de membros [que assinam o plano com anúncios] aumentou quase 70% em relação ao trimestre anterior e agora representa cerca de 30% de todas as novas inscrições em 12 países que usam esse modelo” de acordo com a Netflix.

Além disso, a empresa ressaltou que em outras nações, “impulsionou a adoção de nossos modelos com anúncios e planos padrão“. Além do Brasil, a medida será implementada na Alemanha, Espanha, Japão, México e Austrália na próxima semana.

Contudo, a Netflix atualmente constatou que 70% de sua audiência reside fora dos Estados Unidos, onde a plataforma foi originalmente lançada. Por isso, está direcionando um investimento substancial em conteúdo local em diversos países, incluindo o Brasil.

Estamos agora produzindo ou coproduzindo em mais de 50 países e idiomas com o objetivo de encantar o público local“, declarou a empresa.

Nossos maiores títulos em idiomas locais também encontram públicos em muitos outros países, incluindo os EUA, e podem se tornar globais, como vimos com o Round 6 (Coréia), La Casa de Papel (Espanha) e Lupin (França). É um dos grandes benefícios do streaming –podemos ajudar criadores de todo o mundo a encontrar um público maior para suas histórias, o que, por sua vez, proporciona mais alegria para consumidores“, acrescentou.

A plataforma adotou nova estratégia para mais conteúdo

A Netflix, no Brasil, adotou recentemente uma nova estratégia ao concentrar-se no desenvolvimento de novelas para sua plataforma.

No entanto, isso está alinhado com sua estratégia global, na qual dará prioridade ao conteúdo nacional em 2023 e 2024.

Mesmo diante da crise que afeta o setor de streaming há dois anos, a Netflix está investindo R$ 1 bilhão durante esse período para atrair mais público e exportar suas produções para todo o mundo.

Elizabetta Zenatti, vice-presidente de conteúdo da Netflix Brasil, esclareceu que, por enquanto, não há planos relacionados a eventos esportivos.

Não tem novas estratégias ligadas ao esporte ainda. Não digo que isso nunca vai acontecer, mas por enquanto não está acontecendo“, explicou ela

Será o entretenimento do mais alto nível. Então, realmente, séries, filmes, documentários, programas de entretenimento, os reality shows… A gente teve algumas experiências com o ao vivo já, isso talvez seja algo que a gente possa explorar um pouco mais no futuro. Mas o foco realmente são produções locais“, completou.