A Netflix divulgou na quarta-feira, dia 18, que encerrará o plano básico de streaming no Brasil a partir da próxima semana.
A empresa tomou essa decisão devido à crescente adesão dos usuários brasileiros à modalidade com anúncios, que é a alternativa mais econômica disponível.
Importante ressaltar que os assinantes do plano básico existente não serão impactados, pois a mudança se aplicará exclusivamente a novos usuários.
Quais são os planos que a Netflix oferece?
Até o momento, a Netflix oferecia quatro opções de assinatura: o plano padrão com anúncios, por R$ 18,90 mensais, seguido pelo plano básico, que custava R$ 25,90.
Os usuários também tinham a opção de escolher o plano padrão por R$ 39,90 ou o premium por R$ 55, ambos sem anúncios.
Agora, os novos assinantes terão à disposição apenas as opções de planos padrão com anúncio, padrão e premium, sendo este último o único que oferece imagens em 4k para os usuários.
Vale destacar que os clientes que já possuíam assinatura do plano não sofrerão alterações e continuarão a utilizá-lo normalmente.
Exclusão de plano básico em estratégia global
O fim do plano básico segue uma estratégia global da Netflix, que já havia sido adotada em países como Estados Unidos, Itália, Canadá e Reino Unido.
“No terceiro trimestre de 2023, o número de membros [que assinam o plano com anúncios] aumentou quase 70% em relação ao trimestre anterior e agora representa cerca de 30% de todas as novas inscrições em 12 países que usam esse modelo” de acordo com a Netflix.
Além disso, a empresa ressaltou que em outras nações, “impulsionou a adoção de nossos modelos com anúncios e planos padrão“. Além do Brasil, a medida será implementada na Alemanha, Espanha, Japão, México e Austrália na próxima semana.
Contudo, a Netflix atualmente constatou que 70% de sua audiência reside fora dos Estados Unidos, onde a plataforma foi originalmente lançada. Por isso, está direcionando um investimento substancial em conteúdo local em diversos países, incluindo o Brasil.
“Estamos agora produzindo ou coproduzindo em mais de 50 países e idiomas com o objetivo de encantar o público local“, declarou a empresa.
“Nossos maiores títulos em idiomas locais também encontram públicos em muitos outros países, incluindo os EUA, e podem se tornar globais, como vimos com o Round 6 (Coréia), La Casa de Papel (Espanha) e Lupin (França). É um dos grandes benefícios do streaming –podemos ajudar criadores de todo o mundo a encontrar um público maior para suas histórias, o que, por sua vez, proporciona mais alegria para consumidores“, acrescentou.
A plataforma adotou nova estratégia para mais conteúdo
A Netflix, no Brasil, adotou recentemente uma nova estratégia ao concentrar-se no desenvolvimento de novelas para sua plataforma.
No entanto, isso está alinhado com sua estratégia global, na qual dará prioridade ao conteúdo nacional em 2023 e 2024.
Mesmo diante da crise que afeta o setor de streaming há dois anos, a Netflix está investindo R$ 1 bilhão durante esse período para atrair mais público e exportar suas produções para todo o mundo.
Elizabetta Zenatti, vice-presidente de conteúdo da Netflix Brasil, esclareceu que, por enquanto, não há planos relacionados a eventos esportivos.
“Não tem novas estratégias ligadas ao esporte ainda. Não digo que isso nunca vai acontecer, mas por enquanto não está acontecendo“, explicou ela
“Será o entretenimento do mais alto nível. Então, realmente, séries, filmes, documentários, programas de entretenimento, os reality shows… A gente teve algumas experiências com o ao vivo já, isso talvez seja algo que a gente possa explorar um pouco mais no futuro. Mas o foco realmente são produções locais“, completou.
Formação em Jornalismo – Cursando Pós-Graduação em Redação Criativa e Redação para Mídias Digitais pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal