NASA cria “robô cobra” para achar vida em lua de Saturno

Protótipo do robô cobra da NASA
NASA projetou o robô cobra para coletar informações dos oceanos da lua de Saturno (Foto: Divulgação/ NASA)

NASA cria “robô cobra” para achar vida em lua de Saturno

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA está testando um novo robô que espera lançar ao espaço sideral para ajudar a responder à antiga questão de saber se existe vida fora da Terra. O Exobiology Extant Life Surveyor System (EELS) é um robô semelhante a uma cobra projetado para manobrar através de formações sólidas e líquidas durante a coleta de amostras.

Um dos objetivos listados pela agência espacial é alcançar a superfície de Enceladus, uma das 83 luas de Saturno, e examinar suas características geladas. Devido a um sobrevoo da nave espacial voyager na década de 1980, acredita-se que a superfície gelada de Enceladus seja relativamente lisa e as temperaturas sejam superiores a 149 graus abaixo de zero.

Oceano líquido pode existir

Em 2005, a sonda Cassini da NASA descobriu que partículas de gelo fluíam da superfície da lua para o espaço, criando seu próprio anel enquanto orbitava Saturno. Essas erupções da superfície da lua deram crédito de que um vasto oceano líquido pode estar abaixo da superfície. As condições hostis são um dos muitos desafios que a equipe EELS levou em consideração ao projetar uma embarcação m formato de cobra que pode sobreviver em ambientes extremos.

Um sistema de propulsão complexo permitirá o levantamento de paisagens sólidas ou líquidas, e os membros estão ocupados testando o topógrafo em regiões hostis da Terra. De acordo com informações divulgadas pelo site da NASA, o robô de 38,5 metros de comprimento foi usado para examinar geleiras e vulcões para testar suas capacidades.

Robô cobra da NASA já foi testado em locais hostis da Terra
Robô cobra da NASA já foi testado em locais hostis da Terra e pode revolucionar a tecnologia de missões futuras para locais antes considerados inatingíveis pela humanidade  (Foto: Divulgação/ NASA)

Lançamento indefinido

A NASA não definiu uma data de lançamento para o projeto EELS, o que significa que qualquer missão provavelmente levará anos. Se a missão for bem-sucedida, a agência espacial disse que poderia levar a uma exploração mais profunda de corpos celestes que antes eram considerados inatingíveis.