Napoli faz história na Itália e motivos se tornam ainda mais relevantes

Napoli está perto do título italiano
Napoli está perto do título italiano (Foto: Reprodução)

A temporada 2022/2023 vem sendo histórica para o Napoli. Até o momento, o clube vai liderando com muita folga o campeonato italiano e está muito próximo do título que não acontece há mais 30 anos!

Atualmente estamos na 23° rodada da Serie A TIM (campeonato italiano), faltam exatamente 15 partidas para o fim da competição, mas já podemos dizer que o Napoli está com uma mão no “Scudetto”, já que a equipe é líder com 62 pontos, 15 a mais do que a Internazionale, que aparece na 2° posição.

O treinador Luciano Spalletti (63 anos) vem fazendo grande trabalho no comando da equipe, caso o título realmente se concretize, será o primeiro título de campeonato italiano da carreira do comandante, de quebra, ele ainda baterá o recorde de treinador mais velho a conquistar a Serie A. 

Com tantos pontos de distância para o vice-líder, o Napoli já se considera o campeão? Mesmo com a possibilidade real de conquistarem o caneco, o treinador segue com a humildade na fala.

“A única coisa que podemos fazer é continuar aquilo que fazemos bem”, – disse Spalletti ao DAZN após a vitória do Napoli contra o Sassulo na última sexta (17).

Os destaques do time

Para uma grande campanha, é preciso grandes apresentações do elenco, no time do Napoli, as estrelas da equipe são os dois atacantes.

Primeiro vamos falar sobre o atleta de nome complicado: Khvicha Kvaratskhelia. O atleta de 22 anos é natural da Georgia e considerado por muitos, como a contratação mais surpreendente na temporada atual do futebol europeu, já que em seu primeiro ano em uma grande equipe, está arrebentando e perto de quebrar um recorde impressionante.

No campeonato italiano, Kvaratskhelia soma 10 gols e é o líder em assistências do campeonato com nove passes para gols. Caso o atacante dê mais uma assistência, ele será o primeiro jogador em 15 anos a conseguir alcançar a incrível marca de 10 gols e 10 assistências em sua primeira temporada no “top 5” das grandes ligas da Europa (o top 5 é composto por: campeonato Francês, italiano, inglês, espanhol e alemão). O último jogador a conquistar tal feito, foi o brasileiro Diego Ribas, na temporada 2006,2007, com a camisa do Werder Bremen-ALE.

A outra fera do time, é Victor Osimhen, o nigeriano de 24 anos é artilheiro isolado do campeonato italiano com 18 gols marcados. Com o gol marcado contra o Sassuolo na última rodada, o atacante alcançou a marca de nove gols nos últimos sete jogos da equipe na liga. 

Outro marco impressionante, é que o nigeriano alcançou a marca de 100 gols na carreira em 197 jogos, para se ter uma comparação, Lionel Messi marcou o seu  centésimo gol com 210, Cristiano Ronaldo atingiu 100 gols após 301 partidas.

Na história

A vitória contra o Sassuolo se tornou um marco no legado do Napoli, já que a equipe agora soma 18 vitórias nos últimos 19 jogos. Como mandante, já são nove vitórias consecutivas pela Série A, essa é a maior sequência de triunfos da equipe no século.

Em solo italiano as coisas vão muito bem, no cenário internacional não é muito diferente. Pela Champions League, o Napoli terminou a fase de grupos como líder do seu grupo e a marca impressionante de 20 gols marcados em seis jogos! É a melhor campanha de um clube italiano na história da fase de grupos da competição.

Na próxima terça (21), o Napoli começa a sua jornada no mata-mata da Champions contra o Frankfurt-ALE, a partida estará disponível no serviço de streaming HBO MAX.