Mundial de Clubes 2025: dois brasileiros já estão confirmados

Real Madrid é o atual campeão Mundial de Clubes
Real Madrid é o atual campeão Mundial de Clubes (Foto: Reprodução)

Durante um Congresso realizado entre os principais dirigentes da FIFA em Ruanda, a entidade definiu algumas novidades para o futebol nos próximos anos, como por exemplo, o formato da próxima Copa do Mundo e também como será o novo modelo do Mundial de Clubes a partir de 2025.

A ideia da entidade é que o torneio seja parecido com a Copa do Mundo, sendo assim, as principais novidades são no aumento de equipes, que passará para 32 participantes, e também o período da disputa, previsto para junho de 2025, quando a temporada europeia de futebol está finalizada.

Com a pretensão de se tornar uma “Copa do Mundo de Clubes”, o novo Mundial será disputado em duas fases, como funciona a Copa de seleções. Serão oito grupos de 4 times cada, os dois melhores conquistam a classificação para as oitavas de final, a partir daqui, teremos o mata-mata até ser conhecido o Campeão Mundial de Clubes.

Distribuição das vagas

A principal mudança no formato do Mundial de Clubes será sobre o tempo da competição, que deixará de ser anual para o formato da Copa de seleções, de quatro em quatro anos.

Para distribuir as vagas, a FIFA definiu quantas e como serão distribuídas as vagas:

  • Conmebol: 6 (América do Sul)
  • Uefa (Europa): 12

“Para confederações com mais de quatro vagas: acesso para os campeões das quatro edições anteriores da principal competição de clubes da confederação e equipes adicionais a serem determinadas por um ranking de clubes com base no mesmo período de quatro anos”.

  • AFC (Ásia): 4
  • CAF (África): 4
  • Concacaf (América do Norte e Central): 4

“Para confederações com quatro vagas: acesso para os campeões das quatro edições anteriores da principal competição de clubes da confederação”.

  • OFC (Oceania): 1

“Para confederações com uma vaga: acesso para o clube mais bem classificado entre os campeões da principal competição de clubes da confederação no período de quatro anos”.

  • País-sede: 1

“Para o país anfitrião: o acesso do clube que ocupa esta vaga será determinado numa fase posterior”.

Vale lembrar que o futebol europeu é o principal centro do esporte no Mundo, por isso, o número de vagas para o Velho Continente é maior em relação aos outros.

Para distribuir as vagas, a FIFA deixa a critério de cada entidade sobre o ranking, mas os campeões das competições continentais, estes já estão com suas vagas garantidas. Sendo assim, Palmeiras (campeão da Libertadores de 2021) e Flamengo (campeão da Libertadores em 2022) já estão classificados para o Mundial de Clubes de 2025. Os campeões das Libertadores de 2023 e 2024 também terão vaga no Mundial.

Na Europa, o caso será diferente, campeões das duas últimas edições da Champions League, Chelsea (2021) e Real Madrid (2022) já estão classificados, além dos campeões da competição em 2023, 2024 e também 2025. As oito vagas restantes serão definidas pelo ranking continental.

Como funciona o Ranking

Outro detalhe importante, é que as vagas definidas por ranking (em qualquer continente), não devem exceder o limite de dois times por país, a exceção será apenas se os clubes conquistarem o título continental, exemplo:

  • Palmeiras campeão da Libertadores 2021 – Classificado
  • Flamengo campeão da Libertadores 2022 – Classificado
  • Corinthians (hipoteticamente) campeão da Libertadores 2023 – Classificado
  • Fortaleza (hipoteticamente) campeão da Libertadores 2024 – Classificado
  • São Paulo melhor time no ranking – não poderia se classificar, pois o Brasil já excedeu o limite de classificados

O novo modelo do Mundial de Clubes entra em vigor em 2025, mas ainda sem uma sede definida.