Morre Erasmo Carlos, ícone da música brasileira, aos 81 anos

Morreu nesta terça-feira (22), aos 81 anos, Erasmo Carlos. O cantor e compositor havia voltado a ser internado no Hospital Barra D’Or, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde estava entubado, em estado grave, após se recuperar de uma síndrome edemigênica que motivou a sua primeira internação, em outubro.

Erasmo Carlos
Morre Erasmo Carlos aos 81 anos, após ser internado em Hospital do Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação).

Com uma carreira musical de mais de 60 anos, Erasmo, ao lado do amigo e parceiro de composição, Roberto Carlos, se tornou um dos maiores compositores da música popular brasileira, tendo em seu repertório, tanto solo, quanto ao lado do rei, inúmeros sucessos, entre mais de 500 canções.

Após aprender a tocar violão com Tim Maia e fazer parte de um grupo que contava com os dois artistas e Roberto Carlos, Erasmo despontou para o sucesso ao lado de Roberto e Wanderleia, no programa Jovem Guarda (1965-1967), que ia ao ar na TV Record, onde ficou conhecido como o Tremendão.

A primeira internação de Erasmo Carlos aconteceu para realização de exames periódicos e para tratar uma síndrome edemigênica. O cantor chegou a comemorar a alta do Hospital, no último dia 2 de novembro, em seu perfil no Instagram.

“‘Da janela o horizonte. A liberdade de uma estrada eu posso ver. O meu pensamento voa livre em sonhos. Pra longe de onde estou’. Estou muito vivo e, se tudo der certo, saindo do hospital até quarta. Foto tirada por Fernanda HOJE no Hospital BarraDor . Esse ano eu não morro, parafraseando Belchior”, escreveu o cantor em uma publicação com sua foto.

O último lançamento de Erasmo foi “O Futuro Pertence À Jovem Guarda” que trazia releitura de sucessos seus e de outros compositores, da época do programa musical que marcou a década de 1960 e as gerações posteriores da música brasileira.

Recentemente, Erasmo também trabalhou como ator, no filme “Modo Avião”, da Netflix, estrelado por ele ao lado da atriz Larissa Manoela.

Em 2021, Erasmo Carlos já havia sido internado, no mesmo hospital, após ser diagnosticado com Covid-19. No hospital, o artista ficou em observação. Ele já havia tomado as duas doses da vacina contra a doença e por isso deu entrada na instituição apenas como uma medida de precaução. Oito dias depois, ele recebeu alta.