Michelle Yeoh fala de dificuldades em Hollywood por ser asiática

Michelle Yeoh
Michelle Yeoh é uma das favoritas ao Oscar 2023 de melhor atriz (Foto: Instagram/Reprodução)

Michelle Yeoh é uma das favoritas na categoria de melhor atriz do Oscar 2023, mas para chegar no topo precisou passar por muitas questões ligadas a xenofobia e esteriótipos asiáticos nos Estados Unidos.

A artista, que teve seu primeiro papel em Hollywood no filme de James Bond, de 1997, Tomorrow Never Dies, revelou que depois de sua participação no Blockbuster, rejeitou trabalhos por quase dois anos, até abocanhar um personagem no longa Crouching Tiger, em 2000.

Até aquele ponto, as pessoas na indústria cinematográfica não conseguiam dizer a diferença se eu era chinesa, japonesa ou coreana, ou se eu falava inglês”, explicou em entrevista à People. Yeoh lembra que as pessoas se dirigiam a ela, como se fosse praticamente analfabeta. “Eles falavam muito alto e muito devagar.”

Desde aquela época, a atriz de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo já sabia que não adicionaria esse tipo de personagem em seu currículo — e acabou sofrendo as consequências. “Não trabalhei por quase dois anos, até Crouching Tiger, simplesmente porque não conseguia concordar com os papéis estereotipados que me eram apresentados“, explicou.

Primeira atriz asiática a ganhar o Actor de melhor atriz no SAG Awards

Enquanto concorre no Oscar contra Cate Blanchett, Ana de Armas, Andrea Riseborough e Michelle Williams, Yeoh acabou atingindo um novo marco em sua carreira: no final de fevereiro, Michelle tornou a primeira atriz asiática a ganhar o prêmio de melhor atriz no SAG Awards 2023.

A atriz falou em seu discurso emocionante sobre as dificuldades de um artista não-branco na indústria e o quão importante é poder servir de representatividade para jovens asiáticos.

Cada um de vocês conhece a jornada, a montanha-russa, os altos e baixos. Mas o mais importante, nós nunca desistimos. Isso não é só para mim, é para todas as meninas que se parecem comigo”, disse.

“Obrigada por me dar um lugar à mesa porque muitos de nós precisamos disso. Queremos ser vistos, queremos ser ouvidos”, completo, sendo em seguida ovacionada por personalidades como Viola Davis e Jamie-Lee Curtis.

Artistas brasileiros como Sabrina Sato e Dani Suzuki fizeram questão de parabenizar a estrela pelo momento significativo. “Muito obrigada“, comentou Dani no perfil de Michelle no Instagram.