Mariene de Castro desabafa sobre ausência de convites para o Carnaval de Salvador

Mariene de Castro usando roupa vermelha, segurando um microfone e com rosto sério.
A cantora desabafou e recebeu apoio de fãs e amigos. (Foto: Roberto Filho)

Mariene de Castro foi às redes sociais na tarde desta terça-feira (14) para desabafar e responder um questionamento feito com muita frequência por seus fãs e o público que a acompanha. “Cadê você no Carnaval de Salvador?”.

A cantora, compositora e atriz é nascida e criada em Salvador, capital da Bahia, e disse que não lembra qual foi a última vez que foi convidada para subir aos palcos na cidade durante o Carnaval. “Não me lembro a ultima vez que fui convidada para cantar no carnaval de minha cidade pelos órgãos responsáveis pela maior festa do planeta”, disse Mariene.

Não me pergunte porque, que eu não vou saber lhe responder. Eu até já me perguntei isso. E até achei que fosse algo da minha competência. Já cheguei a achar que o problema estava comigo. Rs. Mas não tá não. Eu sou do Samba né? Do Samba da Bahia né? Ah tá! O samba da Bahia faz parte do Carnaval de Salvador? Faz? Ah que bom! Então viu. Eu nasci e me criei nessa cidade que nunca deu espaço de dignidade a música que eu faço. Porque? Não sei.”., desabafou a soteropolitana.

Mariene de Castro, de 44 anos, fala e canta abertamente sobre sua religião, o Candomblé, e já se questionou se esse seria um dos motivos para que sua presença talvez não fosse tão bem vinda em locais e momentos como o Carnaval. “Deve ser porque canto macumba. Rs já me disseram para parar de cantar essas coisas que é coisa do diabo”.

A baiana ainda fez uma provocação em relação a cachês pagos a artistas que não tem o mesmo teor artístico-cultural que ela em seus shows. Mariene sempre canta com um prato em suas performances, que foi uma forma que as mulheres da Bahia encontraram para continuar tocando samba, visto que era considerado “crime de vadiagem”. Hoje o prato faz parte de rodas de samba da Bahia para relembrar e não esquecer de onde estes movimentos surgiram.

No Carnaval de 2019 a cantora foi uma das atrações principais do Carnaval de Recife, onde foi aclamada e, segundo a própria, foi tratada como rainha. “A cor dessa cidade não sou eu! O canto dessa cidade não é meu! Ainda assim! Seguirei cantando! Pois sou água. Nunca se esqueçam disso”.

Mariene de Castro recebeu o apoio de diversos artistas em sua publicação. A atriz e cantora Isabel Fillardis comentou: “Uma loucura isso Mari!! Você é fod*!”. A atriz Juliana Alves também saiu em defesa de Mariene. “Força porque nós estamos aqui com você, querendo te abraçar, te ver e te ouvir”, declarou a artista.