Maria Bethânia lança podcast pela rádio Batuta; conheça os detalhes

Um dos nomes mais consagrados da música brasileira, Maria Bethânia lança em novembro o podcast Tabuleiro, pela Rádio Batuta, do Instituto Moreira Sales (IMS). A cantora explora no programa a sua relação com a literatura.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade
Maria Bethânia
A cantora Maria Bethânia explora a relação com literatura em podcast no IMS (Foto: Jorge Bispo / Divulgação)

A ideia do podcast é intercalar canções a textos literários, que foram selecionados pela artista e pelo poeta Eucanaã Ferraz. Serão, ao todo, seis episódios disponibilizados gratuitamente no site da Rádio Batuta a partir de 04 de novembro.

publicidade

O primeiro episódio traz a obra da escritora Clarice Lispector, por quem Maria Bethânia já demonstrou admiração. Em gravações dos anos 1970, mais especificamente o disco “Drama”, de 1972, a cantora chegou a incluir textos da autora. Bethânia lerá no episódio trechos de romances e crônicas de Clarice em diálogo com canções de nomes como Billie Holiday e Mahalia Jackson.

Em outros episódios, poetas como Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes também serão abordados, além de compositores como Chico Buarque, amigo de Bethânia, e Caetano Veloso, irmão da artista.

publicidade

O colunista da Folha de S. Paulo Walter Porto aponta que Maria Bethânia também deve abordar a poesia portuguesa. Segundo o jornalista, a artista baiana já demonstrou um interesse sobre o tema no documentário O Vento Lá Fora, de Marcio Debellian. No filme, há um divertido diálogo dela com a crítica literária Cleonice Berardinelli sobre Fernando Pessoa.

Disco novo de Maria Bethânia

O podcast de Maria Bethânia vem na sequência do álbum “Noturno”, que a artista lançou no final de julho. No trabalho ela apresenta canções inéditas de compositores de diferentes gerações, como o jovem Tim Bernardes, da banda O Terno, e a já consagrada Adriana Calcanhotto. Há ainda uma regravação para Bar da Noite, dos compositores Bidu Reis e Haroldo Barbosa.

O disco, que além de estar disponível nas plataformas de streaming, também saiu em formato físico pela gravadora Biscoito Fino. O trabalho é resultado do show “Claros Breus”, com o qual Maria Bethânia circulou pelo Brasil em 2019. O disco tem produção musical de Jorge Helder, direção musical e arranjos de Letieres Leite.

O que você achou? Siga @mixmebrasil no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

publicidade
Marcelo Argôlo

Marcelo Argôlo é jornalista e pesquisador musical. Autor do livro Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop e negritude, atua no mercado de comunicação e jornalismo musical desde 2012. Nesse período, teve passagens por redações, agências e assessorias. Atualmente se dedica ao Mix Me e a projetos de produção de conteúdo sobre música pop e negritude.

Veja mais ›
Fechar