Lula embarca para sua 15ª viagem internacional

lula-embarca-para-sua-15a-viagem-internacional
Presidente Lula inicia última viagem internacional de 2023.(Foto: Reprodução/Internet)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia nesta segunda-feira (27.nov.2023) sua última viagem internacional do ano. Desde sua posse, em 1º de janeiro, Lula já realizou 15 viagens ao exterior, e agora visitará a Arábia Saudita, Qatar, Emirados Árabes Unidos e Alemanha. No término desta viagem, em 5 de dezembro, ele terá passado 62 dias fora do Brasil.

Esta viagem marca a primeira saída internacional de Lula após as cirurgias no quadril e nas pálpebras em 29 de setembro. O foco principal será sua participação na COP28, a importante conferência da ONU sobre clima, em Dubai.

Antes da COP28, Lula fará escalas em Riade, na Arábia Saudita, e em Doha, no Qatar. Nessas paradas, ele planeja discutir o conflito entre Hamas e Israel com líderes regionais. Em 1º de dezembro, o presidente chega a Dubai para os compromissos climáticos. Em sua rota de volta, Lula também visitará Berlim, Alemanha, para assinar cerca de 20 acordos bilaterais, a maioria relacionada ao meio ambiente e desigualdade.

Segundo o Poder360, cada dia de viagem de Lula é contabilizado quando ele passa mais de 12 horas fora do país.

Essa jornada é a última grande viagem internacional de Lula. No início de novembro, ele mencionou ter alcançado seu objetivo de recuperar a imagem do Brasil no exterior com suas viagens e anunciou que, a partir de 2024, focará em visitar os estados brasileiros e obras locais.

A última viagem de Lula foi em setembro, incluindo visitas a Cuba e aos Estados Unidos, onde ele participou do encontro do G77+ China e da Assembleia Geral da ONU, respectivamente.

COP28

Durante o ano e em eventos como a Cúpula de Belém em agosto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva buscou destacar-se como uma figura central no debate climático internacional. Na COP28, Lula tem o mesmo objetivo, com o Brasil assumindo um papel de “provedor de soluções climáticas” e de reafirmação de liderança, conforme o Ministério do Meio Ambiente.

A secretária Nacional de Mudança do Clima, Ana Toni, destacou o Brasil como o país com mais alternativas ao cenário climático atual. “Na COP, veremos a continuidade desse debate iniciado na Cúpula de Belém e propostas mais concretas. […] Serão propostas ligadas a questões como remuneração dos serviços ecossistêmicos das florestas e manutenção da floresta em pé”, disse ela.

Além do foco ambiental, Lula visa a um viés econômico prático em sua agenda. Ele busca negociar com a União Europeia uma resposta às pressões, especialmente dos franceses, sobre punições ligadas ao desmatamento e violações ambientais do agronegócio. Durante a viagem, ele pode se reunir com representantes da Comissão Europeia para finalizar as negociações do acordo Mercosul-UE.

Ao se posicionar como líder no combate aos problemas climáticos, Lula enfrenta ameaças de sanções europeias ao Brasil. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que o Brasil vai à COP28 comprometido em manter o limite do aquecimento da Terra em até 1,5 °C, e Lula apresentará dados de redução de mais de 40% no desmatamento da Amazônia em 10 meses.

Lula enfatizará o potencial do Brasil

Lula também enfatizará o potencial do Brasil no mercado de transição energética e energia limpa, buscando investimentos. Na Cúpula de Belém, ele procurou uma posição conjunta dos países amazônicos para a COP28, resultando na criação de uma aliança contra o desmatamento, embora metas conjuntas não tenham sido estabelecidas.

Finalmente, a cobrança por financiamento climático prometido por países ricos continuará na COP. Os países com florestas tropicais exigem US$ 100 bilhões anuais prometidos para ações climáticas e buscam ajuda para mobilizar US$ 200 bilhões anuais para implementação de planos nacionais de biodiversidade.

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!