ECONOMIA

Lula assina importante decreto que afeta a economia desta região

Lula assinou decreto para impulsionar bionegócios na Amazônia (Foto: Reprodução/TV Brasil)

Lula assina importante decreto que afeta a economia desta região

Nesta quarta-feira (03), o presidente Lula assinou decreto que qualifica a Organização Social (OS) sem fins lucrativos que vai gerir o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA). Em cerimônia no Palácio do Planalto, ele firmou a decisão que dá ao CBA status de personalidade jurídica e poder para captar recursos públicos e privados para ampliar pesquisas, desenvolvimento e inovação.

O objetivo do CBA é criar alternativas econômicas inovadoras e sustentáveis para aproveitar a biodiversidade amazônica. O centro de bionegócios tem o intuito de promover o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico da região com sustentabilidade. Por meio de pesquisas com matérias-primas locais, são desenvolvidos medicamentos, alimentos, cosméticos e até energias renováveis.

Alckmin destaca potencial de decisão

Vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin ressaltou que o decreto potencializa a vocação de biodiversidade da região onde vivem 28 milhões de pessoas. “Criar emprego, criar empresas, agregar valor, transformar a grande farmácia, que é a biodiversidade amazônica, em produtos serviços e empregos e investimentos”, apontou. Ele ainda explicou que um contrato de gestão, estabelecendo metas e objetivos, estará firmado nos próximos dias.

O que muda com o decreto de Lula

O decreto muda a gestão do centro, que deixa de pertencer à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e qualifica a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (Fuea) como organização gerenciadora do novo Centro de Bionegócios da Amazônia. A gestão será feita em conjunto com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT-SP).

Com isso, o CBA passa a ter autonomia para captar recursos públicos e privados, ampliar suas atividades e promover investimentos. De acordo com o vice-presidente, a mudança traz mais agilidade. “A OS é um contrato público de gestão, mas não é estatal. Assim se ganha muito em agilidade com o objetivo de transformar riqueza da biodiversidade amazônica em emprego e renda”, pontuou.

Governador em exercício do Amazonas, Tadeu de Souza declarou que a assinatura é “uma conquista e uma superação” que vai resolver uma disfunção no ambiente de negócios da região amazônica, com soluções inovadoras. “O Amazonas tem suas peculiaridades e possui, entre as quase 46 unidades de conservação, 35 mil famílias que extraem o sustento do dia a dia da floresta. O CBA vai dar um novo formato de sustento, renda e dignidade ao povo enraizado na floresta”, disse.

Últimas Notícias

  • Portugal

WiZink Rewards: Máximo de Recompensas, Mínimo de Esforço.

À medida que a economia se torna mais complexa e a gestão financeira mais exigente,…

1 mês ago
  • Espanha

Libera tu Potencial Financiero con la Tarjeta Mastercard Plazo.

En el contexto financiero actual, contar con soluciones de crédito flexibles y confiables es fundamental…

1 mês ago
  • Espanha

Préstamo Santander: Soluciones Financieras al Alcance de Todos.

Buscando soluciones financieras para materializar sueños o satisfacer necesidades, es esencial seleccionar un socio confiable…

1 mês ago
  • França

Carte HSBC: Ouvrez la Porte à une Finance Globale

La Carte HSBC est présentée comme une solution bancaire de choix, offerte par HSBC, un…

1 mês ago
  • Índia

Boost Your Financial Power: PaySense Loan Solutions.

Embarking on a journey toward financial empowerment with PaySense Loans opens doors to realizing your…

1 mês ago
  • Curiosidades

Carta di credito UniCredit: vantaggi e applicazione

Immagina di poter goderti il ​​meglio dell'Italia e del mondo con sorprendente semplicità e vantaggi…

1 mês ago