Ludmilla, Djonga, MC Dricka e L7NNON estrelam nova campanha do Spotify

O Spotify lançou a nova campanha “Abra Seus Ouvidos“, trazendo nomes como Ludmilla, Djonga, MC Dricka e L7NNON como sugestão para que os usuários conheçam as vozes pretas da plataforma.

A ideia do projeto é impulsionar o crescimento da indústria e apoiar todas as manifestações culturais. O serviço traz relatos e experiências pessoais dos convidados.

Campanha Spotify
Time foi escalado para nova produção do serviço de streaming (Imagem: Divulgação)

Na campanha, os convidados são indagados: “Você me ouve. Mas você me escuta?“. Ludmilla, inclusive, surge declamando um poema de Kimani, a poeta de slam do Grajaú.

“Tem bastante vozes pretas que abrem meus ouvidos. A primeira delas é um ícone pra mim, que é a Beyoncé. Eu amo tudo o que ela representa. A força que vem dela me dá mais coragem pra viver, sabe? A Rihanna também. Tudo que ela fez com a vida dela me inspira demais. Eu também amo escutar a IZA. A postura dela, o jeito dela, a voz da IZA, as músicas que ela canta, as letras, eu curto demais. Eu ficaria aqui o dia todo falando”, disse a funkeira em um trecho.

Djonga, por sua vez, revelou: “Escutar a voz dos pretos muda a realidade objetiva. A primeira coisa que muda é no bolso de quem está sendo escutado. E subjetivamente, muda para quem está ouvindo. Se essa pessoa é preta, ela vai se identificar e falar que existe alguém igual. E se essa pessoa não for preta, talvez ela passe a compreender um pouco as questões que devem ser compreendidas para o mundo ficar um pouquinho diferente“.

MC Dricka ainda completou: “Se eu fosse fazer uma homenagem, faria para a Rihanna e para a Beyoncé. Elas fizeram eu quebrar muitas barreiras. Antes eu não conseguia me aceitar. Através delas, eu consegui enxergar isso, porque elas são negras, pretas, lindas, e eu falei que também podia ser assim”.

Sempre eu vejo muita gente falar isso: ‘ah, o L7 é branco’. Eu me vejo como uma pessoa preta, sim. Tenho sempre que provar que o carro que eu tenho é meu, que o dinheiro que está no meu bolso é meu, que o cordão que eu tenho fui eu que comprei, mas obviamente eu me coloco no meu lugar de passar por situações muito menos constrangedoras que uma pessoa de pele mais escura passa“, confessou L7NNON.

Outra novidade anunciada pelo Spotify foi o recurso onde será possível adicionar músicas recomendadas diretamente às playlists criadas pelo próprio usuário. Denominada de “Enhance”, no inglês, e “Aprimorar”, no português, a ferramenta usará o algoritmo da plataforma para selecionar as faixas de acordo com o estilo musical das listas de reprodução.

Antes do novo recurso, as canções recomendadas pelo sistema ficam em uma playlist à parte. Um dos objetivos do Spotify com essa nova ferramenta, é facilitar a criação de playlists e a descoberta de novas músicas e artistas.

A ferramenta “Aprimorar” estará disponível apenas para usuários do Spotify Premium neste primeiro momento. Ainda não se sabe se ela poderá ser utilizada pelos usuários free.