Logic ajudou a salvar vidas na prática com sua música, aponta estudo

Uma pesquisa realizada pela British Music Journal (BMJ) apontou que a música ‘1-800-273-8255’, do rapper Logic, auxiliou a prevenir centenas de suicídios nos Estados Unidos. O estudo mostrou que a procura pelo serviço de prevenção ao suicídio nacional aumentou consideravelmente com o single do cantor.

Logic
Logic ajudou a salvar vidas na prática com sua música, aponta estudo
(Créditos: reprodução)

O fenômeno, apesar de parecer um tanto inusitado à primeira vista, pode ser explicado de forma bem lógica: acontece que o título da música é o número de telefone do US National Suicide Prevention Lifetime e, por isso, popularizou não só a comunicação com o serviço, mas também a sua existência entre os jovens.

Assim, ao disseminar essa informação, o artista conseguiu fazer uma ponte entre as potenciais vítimas e um auxílio especializado. Segundo a pesquisa realizada pela BMJ, após o lançamento cerca de 9.900 ligações adicionais foram feitas ao programa de prevenção ao suicídio, além de ter ocorrido uma queda no número de suicídios dos Estados Unidos.

“Todos esses eventos deram ampla atenção do público à mensagem da música. Os esforços de prevenção devem aproveitar a mídia positiva para educar o público em geral e os grupos de alto risco sobre a prevenção do suicídio sem causar danos”, relataram os pesquisadores ao The Guardian.

A canção foi lançada em 2017, e apresenta também os artistas Alessia Cara e Khalid. Na época de seu lançamento, permaneceu no top 10 da Billboard Hot 100 US music chart por diversas semanas, e ficou em terceiro lugar geral do mês de setembro do mesmo ano. A faixa, na época, também acarretou em um aumento de 10% nas pesquisas pela Lifeline no Google, na época.

Ainda durante o período do lançamento, em que a atenção do público ainda estava voltada para a música, a análise do BMJ revelou que houve um aumento de 6,9% de chamadas para a Lifeline durante um período de 34 dias. Durante o mesmo espaço de tempo, houve uma redução média de 245 suicídios, ou seja, 5,5% em relação aos outros períodos, explicitando o caráter preventivo da música.