Larissa Manoela é diagnosticada com doenças ginecológicas

Nesta terça-feira (20), a atriz e cantora Larissa Manoela usou na sua conta do Twitter para revelar a descoberta de dois problemas de saúde. Na publicação, a atriz contou aos seus seguidores que recebeu um diagnóstico ovário policístico, além de já ter endometriose. Durante o desabafo, a artista contou com diversos relatos parecidos e apoio de seus seguidores.

Larissa Manoela
Larissa Manoela é diagnosticada com doenças ginecológicas (Foto: Reprodução/Instagram)

“Ontem através de um ultrassom detalhado eu descobri que além de endometriose eu tenho também ovário policístico”, desabafou. “Não é fácil ser mulher. O diagnóstico positivo assusta e confesso dar uma desestabilizada. Mas estou certa de que vou encontrar o melhor tratamento para ambas as doenças”, continuou a cantora.

No último mês de julho, Anitta também foi diagnosticada com o quadro de endometriose. Na época, a artista foi submetida a uma cirurgia de 4 horas e teve que seguir rigorosas recomendações médicas para rápida recuperação. Além da intérprete de Envolver, artistas como Wanessa Camargo, Tatá Werneck e Patrícia Poeta receberam o mesmo diagnostico ginecológico.

Saiba mais sobre endometriose e ovário policístico

A endometriose é uma doença crônica ocasionada por uma inflamação incomum de células do endométrio, tecido que reveste as paredes internas do útero. Entre os sintomas do problema de saúde estão alta intensidade em cólicas menstruais, incômodo durante a relação sexual, alterações intestinais, dor pélvica, dor na região lombar, coxas e dificuldade para engravidar.

Para o tratamento, o paciente pode optar por remédios prescritos por um profissional de saúde e nos piores casos, é recomendado a cirurgia para retirar as áreas afetadas pela doença. O diagnóstico é feito por um médico, através de exames, como exame pélvico, ressonância magnética, laparoscopia e ultrassom.

Apesar de ser semelhante, o ovário policístico é uma doença ginecológica diferente da endometriose. Nele, o problema é causado por um distúrbio hormonal, que resulta na presença de cistos. Atrasos na menstruação, acnes, aumento de pelos no rosto, seios e abdômen são algum dos principais sintomas.

Sendo uma doença crônica, o tratamento foca em aliviar os sintomas. Para melhorar o quadro, é necessário a perda de peso, controles hormonais com medicamentos, atividade física e acompanhamento regular com um profissional de saúde. O procedimento para diagnosticar é igual ao da endometriose, além de exames de sangue hormonais.