Kendrick Lamar quebra recorde histórico no Grammy Awards

As nomeações ao Grammy Awards saíram na última terça-feira (15), e o rapper americano Kendrick Lamar garantiu mais oito indicações ao maior prêmio da música. Desde que estreou na premiação, o artista já recebeu mais de 42 indicações, mas recebeu o gramofone dourado em 14 ocasiões. A 65ª cerimônia está marcada para acontecer no dia 5 de fevereiro do próximo ano, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

No Grammy Awards 2023, Kendrick Lamar está indicado com seu quinto álbum de estúdio Mr. Morale & the Big Steppers em Álbum do Ano e Melhor Álbum de Rap. Já a música The Heart Part 5 está concorrendo a cinco prêmios: Recorde do Ano, Canção do Ano, Melhor Performance de Rap, Melhor Canção de Rap e Melhor Vídeo. O single Die Hard também aparece em Melhor Performance de Rap Melódico.

Kendrick Lamar é o quarto rapper que mais venceu na premiação com 14 vitórias. Ele fica apenas atrás de Eminem com 15 conquistas e Jay-Z e Kanye West, cada um com 24 gramofones dourados.

Os álbuns de Kendrick Lamar no Grammy Awards

Com o disco Mr. Morale & the Big Steppers, o artista conseguiu ser indicado quatro vezes seguidas na categoria de Álbum do Ano, um recorde para o rapper. Infelizmente, nas últimas três vezes, ele não saiu vitorioso com os projetos Good Kid, M.A.A.D City (2012), To Pimp a Butterfly (2016) e  Damn (2017). Sem levar em conta a trilha sonora do filme Pantera Negra, Black Panther: The Album (2018).

Kendrick Lamar
Kendrick Lamar já venceu 14 vezes o Grammy Awards

O segundo disco de estúdio de Kendrick, Good Kid, M.A.A.D City, perdeu para Random Access Memories do Daft Punk em 2014. O terceiro projeto, To Pimp a Butterfly, não foi suficiente para academia, que premiou o 1989 de Taylor Swift em 2016. O Damn. também não foi páreo para o 24K Magic de Bruno Mars. E a trilha sonora de Pantera Negra não teve chances contra o Golden Hour de Kacey Musgraves.

Em 2023, o Mr. Morale & the Big Steppers concorre contra os também favoritos 30 de Adele e Renaissance de Beyoncé. Além deles, Good Morning Gorgeous de Mary J. Blige, Harry’s House de Harry Styles, In These Silent Days de Brandi Carlile, Music of the Spheres de Coldplay, Special de Lizzo, Un Verano Sin Ti de Bad Bunny e Voyage do ABBA.