Após circularem rumores de que Justin Bieber estaria vendendo seu acervo de músicas, a confirmação veio nesta terça-feira (24). O cantor fechou o acordo da compra dos direitos de publicação de todos os 290 títulos de seu catálogo de músicas, lançados até 2021, para a Hipgnosis Song Management, com parceria de fundos bancada pela Blackstone Inc.
Segundo a Rolling Stone EUA, a negociação foi firmada pelo valor de pouco mais de US$ 200 milhões (mais de R$ 1 bilhão, na cotação atual). Com isso, esta se torna a maior venda de direitos para qualquer artista das novas gerações.
De acordo com informações de fontes, fornecidas à Variety, as músicas de Justin Bieber continuarão a serem administradas por sua gravadora, a Universal Music. Outros artistas como Genesis, Skylar Grey, Justin Timberlake, Bruno Mars, Shakira, Neil Young, Bob Dylan e Mötley Crüe também já venderam seus catálogos musicais.
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Em comunicado a imprensa, Merck Mercuriadis, CEO da Hipgnosis Song Management comentou a aquisição do acervo de músicas do cantor canadense:
“O impacto de Justin Bieber na cultura global nos últimos 14 anos foi realmente notável. Com apenas 28 anos, ele é um dos poucos artistas que definiram a era do streaming que revitalizou toda a indústria da música, com quase 82 milhões de ouvintes mensais e mais de 30 bilhões de streams apenas no Spotify.”
Anteriormente, a revista americana Billboard revelou que Iggy Azalea vendeu seu catálogo principal de gravação e publicação por uma quantia de oito dígitos para a Domain Capital.
A discografia da rapper inclui sucessos como Fancy com Charli XCX, Black Widow com Rita Ora, Problem com Ariana Grande, entre outros sucessos. A venda garante uma quantia à vista de um montante de forma rápida.
As empresas que adquiriram as músicas serão as donas dos valores de royalties, licenciamentos e acordos com marcas. Elas também poderão decidir em quais mídias (programas de TV, filmes, publicidade) as composições aparecerão.
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui passagem por assessoria de comunicação e produção de críticas musicais desde 2020 em redes sociais. Apaixonado pelo universo e cultura pop, pesquisa e produz conteúdo para o nicho desde 2019.