Justin Bieber vende todo o seu catálogo de músicas por valor bilionário

Justin Bieber
Justin Bieber vende catálogo de músicas por cerca de R$ 1 bilhão. (Foto: Reprodução/Instagram).

Após circularem rumores de que Justin Bieber estaria vendendo seu acervo de músicas, a confirmação veio nesta terça-feira (24). O cantor fechou o acordo da compra dos direitos de publicação de todos os 290 títulos de seu catálogo de músicas, lançados até 2021, para a Hipgnosis Song Management, com parceria de fundos bancada pela Blackstone Inc.

Segundo a Rolling Stone EUA, a negociação foi firmada pelo valor de pouco mais de US$ 200 milhões (mais de R$ 1 bilhão, na cotação atual). Com isso, esta se torna a maior venda de direitos para qualquer artista das novas gerações.

De acordo com informações de fontes, fornecidas à Variety, as músicas de Justin Bieber continuarão a serem administradas por sua gravadora, a Universal Music. Outros artistas como GenesisSkylar GreyJustin TimberlakeBruno Mars, Shakira, Neil Young, Bob Dylan e Mötley Crüe também já venderam seus catálogos musicais.

Em comunicado a imprensa,  Merck Mercuriadis, CEO da Hipgnosis Song Management comentou a aquisição do acervo de músicas do cantor canadense:

“O impacto de Justin Bieber na cultura global nos últimos 14 anos foi realmente notável. Com apenas 28 anos, ele é um dos poucos artistas que definiram a era do streaming que revitalizou toda a indústria da música, com quase 82 milhões de ouvintes mensais e mais de 30 bilhões de streams apenas no Spotify.”

Anteriormente, a revista americana Billboard revelou que Iggy Azalea vendeu seu catálogo principal de gravação e publicação por uma quantia de oito dígitos para a Domain Capital.

A discografia da rapper inclui sucessos como Fancy com Charli XCX, Black Widow com Rita Ora, Problem com Ariana Grande, entre outros sucessos. A venda garante uma quantia à vista de um montante de forma rápida.

As empresas que adquiriram as músicas serão as donas dos valores de royalties, licenciamentos e acordos com marcas. Elas também poderão decidir em quais mídias (programas de TV, filmes, publicidade) as composições aparecerão.