Jogador famoso envia mantimentos para ajudar vítimas na Turquia

Cristiano Ronaldo envia avião com mantimentos para Turquia (Imagem: Montagem: Reprodução)

O atacante Cristiano Ronaldo, do Clube Al Nassr, enviou um avião com mantimentos. cobertores e remédios para ajudar as vítimas do Terremoto Kahramanmaras que atingiu a Turquia e a Síria e que causou mais de 50 mil mortes.

Segundo o jornal britânico “Daily Mail”, a doação do jogador português incluiu alimentos, travesseiros e cobertores, além de itens médicos e itens voltados para bebês e crianças que estão entre os sobreviventes, como leite e comida infantil.

Além disso, a reportagem relata que o craque ficou extremamente abalado com a tragédia. Com essa ação, cria-se expectativas de que sua atitude inicie uma corrente de caridade entre figuras do esporte, e aconteçam mais doações. Os itens doados foram enviados aos dois países afetados pelos tremores.

Outro ato de generosidade realizado por Cristiano foi realizar o sonho de Rabea Shaheen, um garoto sírio que foi resgatado entre escombros de uma construção atingida. Em vídeo que circula nas rede sociais, mostra o momento em que a criança conhece seu ídolo. Confira:

A publicação relata que os atos de humanidade do astro do futebol são diversos. O camisa 7 da seleção portuguesa já pagou mais de R$430 mil pela cirurgia cerebral de uma criança e fez uma doação de cerca de R$850 mil a um hospital especializado em câncer em Portugal.

Terremoto Kahramanmaras

No dia 07 de fevereiro de 2023 aconteceu um dos maiores desastres naturais da história. Um terremoto de 7,8 na escala Richter atingiu o centro da Turquia e o noroeste da Síria durante a madrugada. Esse terremoto foi o mais forte na região desde o ano de 1939.

O epicentro, foi registrado na cidade turca de Gaziantep na escala de 7,8. Já a cidade de Kahramanmaras, também localizada na Turquia, foi de 7,5 na escala Richter. As duas cidades estão localizadas justamente em uma região de falha de Anatólia, onde há o encontro de três placas tectônicas.

O movimento das três placas, Anatólia, Africana e Arábica, resultou no choque das placas rochosas causando toda destruição com milhares de mortos. O professor do Observatório Sismológico da UNB (Universidade de Brasília), George de França, explicou o ocorrido:

“A falha vem como se fosse o limite dessas placas, com Arábia e Anatólia, e depois ela se propaga um pouquinho em relação à Africana. Então o terremoto fica exatamente na interseção dessas 3 placas”.

George explicou ainda mais sobre a placa tectônica: “Em algumas imagens que você pega nas redes sociais ou mesmo no Google, você não vê essa placa de Anatólia.  Mas ela existe e é bem pequena”.  No mundo, existem 14 placas maiores e 38 microplacas, sendo que a que atingiu a Turquia e a Síria é uma microplaca.