Janja recebe salário? Descubra quanto a primeira-dama ganha

Janja
Janja e Lula (Imagem: Reprodução / Instagram)

Janja recebe salário? Descubra quanto a primeira-dama ganha

Ao lado do presidente Lula (PT), Janja, a primeira-dama (mesmo que não goste da nomenclatura), tem um papel importante quando se trata de potencializar a imagem do marido e também cuidar de algumas articulações dentro do governo do marido. Assim, mesmo que não tenha sido eleita, a companheira se torna uma pessoa importante dentro do contexto político brasileiro. Mas será que a socióloga recebe salário?

Desde 1980, Janja é militante do Partido dos Trabalhadores (PT) e assumiu o Gabinete de Assuntos Estratégicos em Políticas Públicas, cargo que antes pertencia a Michelle Bolsonaro, ex-primeira dama no mandato de Jair Bolsonaro (PL). O gabinete trabalha com ministérios, representantes da sociedade civil e poder Executivo, no entanto, o trabalho não possui qualquer salário. Isso acontece, justamente, pela socióloga não ter sido eleita.

Mesmo que não ganhe uma renda fixa, ela pode, sim, receber se assumir funções em instituições ou entidades, de acordo com Terra. Antes de ocupar a posição de primeira-dama, Janja era funcionária da estatal Itaipu Binacional, recebendo em torno de R$ 17,5 mil.

Janja nas redes sociais

A primeira-dama pode não receber salário ou ter um cargo público, no entanto, as ações que toma afetam diretamente o mandato de seu marido. Por exemplo, a socióloga é ativa nas redes sociais e sempre comenta sobre as notícias do governo e também responde a internautas. Durante a informação da taxação de empresas como Shein e Shopee, algo que gerou muitas críticas ao governo Lula, Janja respondeu que não são os consumidores que pagarão a taxa, mas, sim, as empresas.

No entanto, o comentário foi visto como sem sentido por pessoas da oposição do governo, que afirmaram que a taxa vai ser passada para os clientes, por exemplo, com o aumento dos valores dos produtos oferecidos por essas empresas. Em compras internacionais, um cliente poderia ou não ser taxado, sendo a possibilidade aleatória, mas não obrigatória na Receita Federal.

China

Atualmente, Janja está na China com o marido para negócios com o país asiático. Ambos têm compartilhado fotos e informações da primeira viagem oficial do governo Lula, que iniciou seu terceiro mandato no comando do país no dia 1 de janeiro de 2023, após vencer as eleições contra Jair Bolsonaro (PL).