Ivan Baron critica fala das Gêmeas Lacração

Ivan Baron, Mirella e Mariely Santos em montagem gráfica.
Ivan Baron utilizou a fala das Gêmeas como forma de educar as pessoas (Foto: Reprodução/Instagram)

O influenciador digital Ivan Baron usou suas redes sociais na tarde da última quarta-feira (01) para tecer uma crítica a algumas falas de Mirella e Mariely Santos, as Gêmeas Lacração. Nos últimos dias, as meninas apresentaram um novo “personagem” em seus stories, o Zeca.

As Gêmeas brincaram com Zeca, o chamando de “amor”, o que gerou bastante risadas. Porém, o fato gerou muitas perguntas e questionamentos especialmente pelo fato de as meninas serem comprometidas. Prontamente as meninas vieram a público e informaram que as brincadeiras eram feitas pois elas deram liberdade e que estava tudo bem pois o jovem é “especial”.

Ivan, que é uma pessoa com deficiência, fez um recorte do story de Mirella Santos e utilizou o momento para educar seu público e as próprias gêmeas, que tiveram seus nomes marcados na publicação. Baron falou que, durante muitos anos, o termo “especial” foi designado para pessoas com deficiência, em especial para pessoas com deficiência intelectual, e que isso afastava essas pessoas do ciclo de pessoas sem nenhum tipo de deficiência.

Ele ressaltou que não é contra a presença de Zeca no perfil das meninas, porém que elas fossem mais sensíveis e pensassem com mais carinho sobre o tema para não acabar reproduzindo nenhum termo capacitista e nenhum tipo de preconceito com pessoas com deficiência.

Nos comentários, algumas pessoas expressaram suas opiniões tanto sobre o tema quanto em específico: “Fiquei feliz que você postou. Como fã delas, quero que aprendam e não cometam isso de novo. Super necessário”, disse uma seguidora. “Adorei vc ter falado sobre isso é marcando elas,eu sigo as meninas e sei que não foi de maldade,foi ignorância mesmo,como tantas pessoas ainda são, quando se referem as pessoas com deficiência né? Obrigada….amei”, salientou outra seguidora.

Mirella e Mariely Santos ainda não se pronunciaram sobre o caso, nem em seus stories e nem na publicação do vídeo de Ivan Baron, até o momento da publicação desta matéria.