Ídolo do Grêmio anuncia aposentadoria

Lucas Leiva deixa o futebol
Lucas Leiva deixa o futebol (Foto: Lucas Uebel – Grêmio)

Com uma carreira gigante no futebol internacional durante muitos anos, Lucas Leiva retornou ao Grêmio no ano passado, enquanto o time lutava na Série B. Alguns meses após o seu retorno ao time que o apresentou ao Mundo do futebol, o meia anuncia que vai pendurar as chuteiras.

Na tarde da última sexta-feira (17), através de uma coletiva de imprensa, o meia falou com a imprensa sobre sua decisão. Aos 36 anos, Lucas Leiva foi diagnosticado com fibrose cicatricial no miocárdio. Fora do time há três meses, o meia repetiu a bateria de exames para saber se já poderia voltar ao futebol, mas a recomendação médica foi para que ele parasse para evitar mais riscos.

“Após o término desse período de três meses recomeçamos a realizar todos os exames para ver como ele se encontrava. Terminamos ontem, finalizamos todos os exames. E após avaliar essa fibrose e os riscos que encontramos dessa patologia, orientamos que o Lucas não continuasse com atividades de alta performance porque poderia trazer riscos à saúde, uma delas ter arritimias, e sérios riscos de saúde” – Disse o médico Márcio Dornelles.

Na coletiva, o meia não conseguiu segurar a emoção e agradeceu muito ao clube gaúcho.

“Primeiro queria agradecer ao Grêmio por todo o apoio nesses três meses. Hoje estou anunciado minha aposentadoria. Tem sido um período difícil, acho que é a primeira vez que choro por esse caso. Mas só tenho a agradecer. Estou encerrando onde eu gostaria, não da forma como eu gostaria. Mas tenho certeza que um novo ciclo vai se iniciar. Tinha muita esperança que pudesse reverter, mas não foi o caso. Minha saúde vem em primeiro lugar”.

Homenagem internacional

Não é apenas no Grêmio que Lucas Leiva é reconhecido como ídolo. No time do Liverpool, o meia atuou por uma década e o time inglês, através de uma nota, não deixou de lembrar do brasileiro.

“Estamos todos com você, Lucas Leiva. Parabéns por uma carreira brilhante e desejamos a você o melhor em seu próximo capítulo”. 

Na carreira, Lucas Leiva conquistou seis títulos.

  • 2x Campeão da Supertaça da Itália (Lazio)
  • 1x Campeão da Taça da Itália (Lazio)
  • 1x Campeão da Copa da Liga Inglesa (Liverpool)
  • 1x Campeão do Sul-Americano sub-20 (Brasil sub-20)
  • 1x Campeão da Série B do Brasileirão (Grêmio)

“A casa é sua”

Na coletiva de imprensa que marcou o adeus do meia nos gramados, o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, também deixou suas palavras sobre o agora ex-jogador e ídolo do clube.

“Tinha preparado um discurso bonito, mas não sei se vou conseguir falar tudo. Queria te parabenizar pela carreira exitosa nos clubes que passou, Grêmio, Liverpool e Lazio. É tudo muito recente, fico muito feliz que vai seguir uma vida normal. Quero dizer em nome de todos os gremistas que poucos nos representaram como tu, por isso emociona tanta gente esse momento. Deixo aqui que vamos dar teu tempo, se quer descansar, mas se quiser ajudar o clube, vamos conversar. Tu é um grande líder no vestiário que todos aprendemos a respeitar”. 

De acordo com o Transfermarkt, Lucas Leiva fez 39 jogos e cinco gols marcados com a camisa do Grêmio, sendo fundamental na campanha do título da série B de 2005 e também muito importante no retorno do Tricolor Gaúcho para a elite do futebol em 2022.