Homem é preso por armazenamento de fotos de Marília Mendonça

Marília Mendonça
Marília Mendonça (Foto: Reprodução/Instagram)

Homem é preso por armazenamento de fotos de Marília Mendonça

Um homem que armazenava as imagens de necrópsia de Marília Mendonça, Cristiano Araújo e Gabriel Diniz foi preso pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Ele foi detido nesta segunda-feira (17) pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC).A polícia nomeou a operação como Fenir, que significa lobo monstruoso na mitologia nórdica, e tem como objetivo evitar e reprimir crimes similares na internet.

De acordo com informações do Metrópoles, as imagens foram conseguidas de forma clandestina e soltas sem autorização. O criminoso tem 22 anos. O crime feito após a morte de Marília Mendonça é previsto no artigo 212 do Código Penal, e o vilipêndio de cadáver pode resultar em 1 a 3 anos de prisão, além de pagamento de multa, conforme nota solta pela polícia civil. As fotos da artista morta começaram a circular no Twitter na quinta-feira (13).

O advogado da família da artista ressaltou que o homem preso não é o responsável pela divulgação, mas sim pelo armazenamento. “Para esclarecimento, a prisão que informam que ocorreu a pouco, foi em função da prática de armazenamento e divulgação das fotos da necropsia da Marília Mendonça, prática que muitos cidadãos estão cometendo, MAS não se trata do responsável pela captação inicial dos arquivos sigilosos da polícia civil de MG, que ainda está sendo objeto de investigação do Estado de MG.”

Crime virtual

A investigação foi possível, pois o sistema de armazenamento das fotos do IML é auditável. Ou seja, os acessos aos documentos são visíveis, conforme confirmado pela Polícia Civíl de Minas Gerais ao G1. As fotos de necrópsia acontecem em todos os casos que vão parar nos IML’s do país, seja de uma personalidade famosa ou não, como no caso de Marília Mendonça.

As fotos da rainha do sertanejo sem vida começaram a ser compartilhadas sem responsabilidade ou bom-senso no Twitter, que não baniu muitas das publicações, mesmo que ferissem as diretrizes da rede social. Fãs e amigos da cantora incentivaram o compartilhamento de fotos da artista sorrindo e cantando para combater as fortes imagens do laudo. Dona Ruth, mãe da goiana, pediu respeito pela família.

Morte de Marília Mendonça

A artista faleceu repentinamente em um acidente aéreo no dia 5 de novembro de 2021. Ela, Abicieli Silveira, seu tio e assessor, Henrique Bonfim, produtor musical, o piloto e co-piloto da aeronave não sobreviveram ao acidente que aconteceu em Minas Gerais. Marília Mendonça embarcou no voo para fazer shows em uma cidade do estado mineiro. Então, o velório da artista foi aberto ao público, em Goiânia.