Homem de 79 anos recebe seu primeiro diploma pelo EJA

homem-de-79-anos-recebe-seu-primeiro-diploma-pelo-eja
Homem de 79 anos, recebe seu primeiro diploma pelo EJA. (Foto: reprodução/internet)

O aposentado Cláudio Jacir dos Reis, de 79 anos, alcançou o almejado diploma do ensino fundamental por meio do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Oferecido pela Prefeitura de Gravataí, no estado do Rio Grande do Sul, estabelecendo-se como um exemplo de determinação e inspiração.

Em entrevista, ele comunicou que assegurou aos filhos que não partiria sem concluir os estudos.

História de Cláudio

Originário de Porto Alegre, Cláudio interrompeu sua trajetória educacional ainda jovem para iniciar o trabalho e auxiliar a mãe em casa.

Com a responsabilidade, o desejo de estudos temporariamente cedeu espaço.

Eu não era analfabeto, já tinha até a 6ª série do fundamental. Tive que parar de estudar quando cheguei a essa série porque precisava trabalhar para ajudar em casa, porque minha mãe era separada do meu pai, e eu tinha dois irmãos. Mas eu sempre quis concluir o ciclo de estudos. Quando eu trabalhava, tinha bastante vontade de estudar, mas o cansaço não ajudava“, contou.

Após trabalhar como motorista por mais de três décadas, a oportunidade de retomar os estudos emergiu com a aposentadoria, permitindo que Cláudio se dedicasse inteiramente a seu objetivo.

Programa EJA

O EJA, um programa voltado a jovens e adultos que buscam completar sua formação, transformou-se no elo que o reconduziu à sala de aula.

Demonstrando determinação e persistência, ele sobrepujou os desafios acadêmicos e pessoais para concretizar parte de seu sonho.

A cerimônia de formatura, realizada na Escola Municipal Vânius Abílio dos Santos, reuniu Cláudio e seus 19 colegas de turma.

Sob olhares orgulhosos de familiares e amigos presentes, Cláudio recebeu o diploma em julho deste ano, simbolizando sua jornada de aprendizado e superação.

Na imagem registrada nesse dia crucial, ele surge sorrindo ao lado de seu professor de Educação Física, Diego. “Foi um dia muito feliz, parte de um sonho realizado“, recorda.

Cláudio na busca por mais educação

No entanto, a busca educacional de Cláudio não cessou por aí.

Para consumar plenamente seu desejo, já está cursando o EJA do ensino médio e compartilha a ansiedade por concluir essa nova etapa em sua busca por conhecimento.

Eu sinto falta daquela turma viu, a gente aprendeu muito e fez debates muito interessantes. Estudar muda a vida da gente e dá mais oportunidades. Hoje estou muito feliz e também já estou completando o segundo ciclo, que é o segundo grau. Estou fazendo no Sesi, que também tô gostando, e é mais um desafio. Mas estou entrando nos eixos. E se eu conseguir, tiver saúde quando concluir o 2º grau, quem sabe eu até faça uma faculdade“, destaca.