Globo pode ser obrigada a mudar nome de novela

Globo está na briga pelo título Elas por Elas
Globo está na briga pelo título Elas por Elas (Foto: Reprodução/TV Globo)

Globo pode ser obrigada a mudar nome de novela

A Globo pode se complicar com uma de suas próximas novelas. A emissora trabalha no remake de Elas por Elas (1982) para ocupar o horário das seis a partir de setembro, mas não detém mais os direitos de uso do nome. Caso não consiga o registro, a única saída seria o canal carioca mudar o título da trama, mesmo que minimamente.

Segundo informações do jornal O Globo, desde que decidiu produzir a nova versão da obra, a Globo está numa briga no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) para conseguir ter a posse do título Elas por Elas. Atualmente, os direitos do nome pertencem a um grupo cultural de Minas Gerais (Cia Elas Por Elas).

Globo perdeu os direitos

MixMe consultou o INPI e, de fato, a Globo relaxou e perdeu os direitos sobre o nome. Em 2017, a emissora chegou a tentar a ter novamente a posse sobre o título Elas por Elas, mas teve o pedido indeferido. Recentemente, o canal carioca enfrentou problema semelhante com Terra e Paixão. O folhetim de Walcyr Carrasco se chamaria Terra Vermelha, mas teve que mudar de nome porque já pertencia a outra pessoa e as negociações para liberação do título não tiveram acordo.

O retorno de Elas por Elas

Conforme o MixMe antecipou, o remake de Elas por Elas estreia no dia 25 de setembro. Exibida originalmente na faixa das sete em 1982, a trama tem sete mulheres como protagonistas. A novela conta a história de sete amigas que têm um reencontro após anos separadas. Ao se reencontrarem, as lembranças do passado e as coincidências do presente são responsáveis por desencadear várias situações entre elas.

Encomendada pela direção de dramaturgia da Globo, a nova versão da trama de Cassiano Gabus Mendes está a cargo dos autores Alessandro Marson e Thereza Falcão. A direção artística será de Amora Mautner. Substituta de Amor Perfeito, Elas por Elas ainda está com o elenco em processo de escalação. Um desejo dos autores, no entanto, é ter no elenco Cassio Gabus Mendes, que é filho de Cassiano Gabus Mendes, autor original da novela.