Globo ignora antigas rivais e mira na Netflix e Youtube

William Bonner no comando do Jornal Nacional (Foto: Reprodução/TV Globo)
William Bonner no comando do Jornal Nacional (Foto: Reprodução/TV Globo)

De olho nos novos concorrentes fora da TV, a Globo deixou as antigas rivais, SBT e Record, de lado e está mirando na nova concorrência. E a emissora comemorou a vitória do Jornal Nacional diante de duas concorrentes de peso: a Netflix e o Youtube.

No balanço de audiência de janeiro, o principal telejornal do país, comandado por William Bonner e Renata Vasconcellos, fechou com um alcance de 181 milhões de telespectadores em todo o Brasil. De acordo com os dados, o JN foi líder de audiência nacional e em todas as 15 praças aferidas pela Kantar Ibope. Além disso, teve ibope 219% maior que a segunda colocada na mesma faixa horária.

No primeiro mês de 2023, o Jornal Nacional já trouxe mais 14 milhões de novos telespectadores a mais por semana. Na área digital, o JN foi o telejornal mais comentado no Twitter e o 3º programa do Globoplay com mais horas assistidas no consumo ao vivo.

Vitória sobre a Netflix e o Youtube

No entanto, o que a Globo destacou mesmo foi a vitória do Jornal Nacional sobre a sua nova concorrência: os streamings e conteúdos de vídeos. De acordo com dados obtidos pelo Mix Me, no mês de janeiro, 2,1x mais pessoas estavam assistindo ao noticiário ancorado por Bonner e Renata por minuto do que a soma da Netflix e o Youtube em seu horário de exibição.

Novos tempos

Nos últimos tempos, a Globo vem comemorando as vitórias sobre o streaming e tem deixado as antigas rivais na briga por audiência de lado. Semanas atrás, ao comemorar o desempenho da 1ª semana da nova novela das sete Vai na Fé, por exemplo, a emissora destacou que a trama teve audiência 78% maior que a soma de todos os conteúdos de vídeos e streamings no mesmo horário.

Essa nova tendência da Globo, no entanto, não é por acaso. Na medição da Kantar Ibope, os vídeos e streamings vem aparecendo em segundo lugar na audiência em diversas faixas. Ou seja: se tornou o principal concorrente da emissora líder de ibope, deixando as outras emissoras para trás. São os novos tempos.