Globo é acusada de ser conivente com casos de racismo em novela

Globo racismo
Globo é acusada de conivência com os casos de racismo em Nos Tempos do Imperador. (Foto: divulgação).

A Globo está sendo acusada de ter sido conivente com os casos de racismo ocorridos nas gravações da novela Nos Tempos do Imperador. De acordo com as informações do colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, O Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) reuniu depoimentos e documentos que comprovam as acusações.

A emissora deverá responder a ação civil pública sobre o caso ocorrido durante os anos de 2020 e 2021. O inquérito está em fase final de apuração e análise de provas. Segundo o jornalista, mais de dez profissionais foram ouvidos para a investigação.

O então diretor artístico da novela, Vinicius Coimbra, principal alvo das acusações e mencionado diretamente pela discriminação com atores do elenco da produção, também deverá responder ao processo, ao lado da TV.

O foco da investigação do MPT-RJ é principalmente nas acusações de racismo e injúria racial contra as atrizes Roberta Rodrigues, Cinnara Leal e Dani Ornellas. Em depoimento obtido pelo site, uma colega de elenco das atrizes confirmou que o elenco negro era tratado de forma diferente pela direção.

A funcionária afirma que a Globo só começou a agir em relação aos casos de racismo quando o assunto vazou na imprensa. Ela relatou que diversos nomes do elenco fizeram denúncias ao compliance da empresa sobre a conduta de Vinicius Coimbra, porém não receberam respostas.

As primeiras queixas foram feitas já nos primeiros dias de gravações, em janeiro de 2020, ainda antes da interrupção das atividades por conta da pandemia de Covid-19. A fonte cita ainda a escalação de Coimbra para a direção de Mar do Sertão, novela no ar atualmente, no horário das 18h, como um exemplo da conivência da Globo.

Na época, a informação chegou ao elenco de Nos Tempos do Imperador e passou à impressão de que a emissora quis “seguir a vida” após as denúncias, sem mais medidas para agir contra os casos de racismo nos bastidores da trama.

Em nota enviada ao Notícias da TV, a Globo afirmou que está colaborando com as investigações do MPT-RJ: “A Globo não comenta questões relacionadas a compliance e aproveita para reiterar seu repúdio a qualquer forma de discriminação, esclarecendo que está sempre à disposição para contribuir com as apurações das autoridades”.