Fora da Espanha, Shakira define como acompanhará o julgamento por fraude fiscal

Shakira
Shakira acompanhará julgamento na Espanha à distância. (Foto: reprodução/Instagram).

Fora da Espanha, Shakira define como acompanhará o julgamento por fraude fiscal

Após deixar a Espanha e se mudar para a Miami (EUA), onde está morando atualmente com os filhos, Shakira quer limitar sua presença ao mínimo essencial no julgamento de fraude fiscal que deverá ocorrer no final deste ano em Barcelona. Segundo explicaram fontes judiciais ao jornal espanhol El País, o tribunal permitirá que a cantora se ausente de todas as sessões de julgamento, exceto uma.

Ela só precisará comparecer pessoalmente no dia em que tiver de depor, como arguido, pela alegada ilicitude de Є 14,5 milhões (mais de R$ 79,4 milhões) ao Tesouro Nacional. Fora esta ocasião em específico, Shakira terá a oportunidade de acompanhar o andamento da audiência oral de sua casa nos Estados Unidos por transmissão ao vivo.

O julgamento

O Ministério Público espanhol pede oito anos e dois meses de prisão para a colombiana, por seis infrações fiscais cometidas entre 2012 e 2014. Além disso, é requisitado o pagamento de uma multa de Є 23,7 milhões (mais de R$ 130 milhões). A artista se declara inocente.

Na última quinta-feira (13), o magistrado José Manuel del Amo, que presidirá o tribunal e será o relator da sentença,  convocou a Promotoria, a Procuradoria do Estado e os advogados de Shakira, Pau Molins e Míriam Company, para organizar um julgamento complexo que promete movimentar a mídia.

O juiz aceitou o pedido da defesa de que a cantora só tenha de comparecer a “um ou dois dias” de julgamento, em Barcelona, ​​​​para prestar seu depoimento. Ele também permitirá que a artista deponha quando lhe convier melhor, conforme a agenda da cantora: em primeiro, em último ou mesmo em alguma sessão intermédia.

Principal disputa

A principal batalha no caso é determinar se, entre 2012 e 2014, Shakira residia na Espanha e, portanto, teve que pagar seus impostos no país europeu. A Agência Tributária e o Ministério Público acreditam que sim e concluem que, nesse período, ela deixou de pagar Є 14,5 milhões de Imposto de Renda. A defesa de Shakira nega e procura comprovar que não residia no país europeu durante este período.